São Paulo, quarta, 8 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivos apresentam muitas diferenças

ALESSANDRA BLANCO
de Nova York

Os dois homens que vão dividir a presidência do Citigroup, Sanford Weill, presidente da Travelers Inc., e John Reed, presidente do Citicorp, não poderiam ser mais diferentes.
O lema de Weil é "se você for bom comigo, serei bom com você", ou seja, é do tipo que faz amigos no escritório e não se esquece dos funcionários fiéis, o que, neste momento, está deixando a equipe da Travelers bastante tranquila.
Já Reed é do tipo fechado que prefere ficar em casa cercado de tecnologia do que ter de falar com as outras pessoas, adora mudanças bruscas, principalmente na direção do Citicorp -nos últimos sete anos, ele mudou o vice-presidente do banco quatro vezes.
Weil tem uma lareira em seu escritório; Reed, um jardim japonês. Weil vinha querendo crescer há algum tempo: antes do Citicorp, já tinha tentado se juntar à Goldman Sachs, J.P. Morgan e Bankers Trust. Reed, depois de fazer a aquisição de duas corretoras de valores em Londres, na metade dos anos 80, que resultaram em fracasso, acabou adotando a política de que era melhor estender o mercado do Citibank na América Latina do que comprar outras empresas.
Bilhete
Obviamente, a idéia da junção dessas duas "gigantes", como são chamadas em Nova York, partiu de Weil. A aproximação aconteceu há cinco semanas. Os dois presidentes do Citigroup estavam participando do Business Council, uma espécie de reunião de executivos em Washington, quando Weil mandou um bilhete para Reed convidando-o para uma conversa. Daí surgiu a maior empresa do mundo em ativos.
Weil, 65, começou sua carreira nessa área em 1960, quando comprou uma corretora chamada Shearson Loeb Rhoades, que foi vendida para a American Express em 1981. Em 85, ele comprou uma pequena empresa financeira, a Commercial Credit, que foi a base para as próximas aquisições, entre elas a Travelers, em 93.
Reed, 59, é mais engenheiro e intelectual do que homem de negócios. Ele começou sua ascensão no Citicorp em 1975, quando colocou no banco o serviço de ATM (banco eletrônico); em 82, foi promovido a vice-presidente e, em 84, a diretor-executivo.
Na coletiva de imprensa que deram na segunda-feira, Reed procurou falar mais de serviços e tecnologia. Já Weil calculava os ganhos da empresa com a alta de suas ações na Bolsa de Nova York.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.