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EXCLUSIVO
Após rastreamento cronometrado, Telemar faz ranking de usuários ao cruzar informações de contas e inadimplência
Melhores clientes se tornam "Diamantes"
DA REPORTAGEM LOCAL
No processo de rastreamento
dos clientes que potencialmente
podem migrar para a Vésper/Embratel, a Telemar faz um ranking
dividindo-os por blocos para depois acionar o seu telemarketing
com ofertas generosas para mantê-los na empresa.
O rastreamento cumpre três
etapas: 1) o tempo de ligação é
cronometrado; 2) a empresa checa o valor médio da conta do
usuário e; 3) analisa se há histórico de inadimplência.
Além disso, é considerado também se o cliente possui serviço de
internet e telefone celular. A Telemar também é dona da Oi (celular) nas regiões onde atua.
Com base nessas informações, a
Telemar classifica os clientes como ""Diamante", ""Ouro", "Prata"
e "Bronze" e usa o telemarketing
para telefonar para cada um deles
e oferecer descontos nos planos e
outras vantagens, como serviços
de banda larga para internet, a ótimos preços.
Por uma questão de sigilo, o
agente que faz o telemarketing
não é informado sobre como foram obtidos os números para onde deve telefonar.
Blindagem
O principal objetivo da empresa
é ""blindar" seus melhores clientes
contra a ação da concorrente. Alguns dos piores clientes (categoria ""Bronze") não são procurados
pela empresa e eventualmente
migram para a concorrente. Os
""Diamantes" recebem as melhores ofertas.
A Telemar também usa a mesma prática para conquistar clientes da Vésper/Embratel, identificando-os por meio das ligações
que fazem ao SAC (Serviço de
Atendimento ao Consumidor) da
concorrente.
Um dos documentos da Telemar, intitulado "Resultado da
Ação Anti-Vésper", faz uma análise da atuação da empresa entre
setembro de 2002 e outubro de
2003. Só nesse período, a Telemar
obteve uma receita líquida de
R$ 8,1 milhões como resultado da
venda de linhas telefônicas.
Segundo a Folha apurou, o rastreamento da Vésper/Embratel é
assunto disseminado na direção
da Telemar e envolve várias áreas,
que mantêm reuniões periódicas
e informes por e-mail para avaliar
estratégias e resultados.
Troca de e-mails entre os dias 26
e 29 de abril do ano passado, por
exemplo, fala também de uma
""pesquisa com os clientes que ligaram para o 0800 da Vésper". "O
objetivo é descobrir os motivos
que fizeram os clientes comprarem ou desistirem do produto "Livre", bem como identificar o perfil
de consumo."
Lançado em 2004, o "Livre" da
Embratel teve grande aceitação
por suas vantagens e preço e passou a ser atacado sistematicamente pela Telemar.
Os e-mails de abril de 2004 são
compartilhados por várias áreas
de comando da Telemar, como a
Superintendência de Planejamento Estratégico e direções de
Varejo, Marketing, Vendas Nacionais e Banco de Dados. Uma
dezena de pessoas teve acesso às
informações e comentários contidos nas mensagens.
Outro e-mail, de julho de 2002,
afirma, usando letras maiúsculas,
que ""TODOS os telefones que ligaram em determinada data para
o 0800 da Vésper" foram monitorados na Bahia.
Segundo os documentos obtidos pela Folha, os Estados do Rio,
de Minas, da Bahia e de Pernambuco figuram como prioritários
no rastreamento da Telemar.
Conexões de internet
Outro e-mail da companhia, de
apenas cinco meses atrás (a data é
30 de novembro de 2004), revela
que a Telemar também rastreou
as conexões de internet de clientes
da Embratel feitas por meio do
""Click 21" da concorrente.
Ao fazer uma conexão de internet discada, o cliente da Embratel
era identificado e depois procurado pela Telemar, que apresentava
um pacote de promoções para
que o usuário migrasse para o seu
serviço, o "Velox".
Logo depois do início da montagem da operação de rastreamento, em junho de 2002, diretores e gerentes regionais da empresa discutiram via e-mail que tipo
de tratamento deveria ser dado à
concorrente, que à época buscava
alugar da Telemar terminais de
telefonia em várias localidades.
No e-mail, a gerência de Planejamento da Telemar fala em aluguéis e valores ""dobrados" e conclui: ""No nosso entendimento, é
melhor socorrer um concorrente
fraco do que correr o risco de providenciarem um mais eficiente".
(FERNANDO CANZIAN)
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