São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Inflação não está concentrada em alimentos, diz economista

O quadro da inflação piorou bastante. O sinal amarelo foi dado ontem com a divulgação do IGP-DI da FGV. O índice mostrou uma alta de 1,12% em abril, bem acima das expectativas do mercado, e de 10,24% nos últimos 12 meses. Havia três anos que o indicador não passava da casa dos dois dígitos.
O resultado do IGP-DI mostra que a inflação não está concentrada apenas nos alimentos, como muitos diziam. Há poucos dias, o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, tinha dito, de uma forma bem humorada, que o problema da inflação era o "feijãozinho" que todos comem. A alta já se espalhou pela maioria dos preços da economia.
Em trabalho recente, o economista Alexandre Schwartsman, do ABN-Amro, mostrou que a inflação não está concentrada apenas em alimentos no Brasil. Ele comparou o comportamento do IPCA, o índice oficial da inflação, com o desempenho do núcleo da inflação (que exclui os alimentos), e os dois índices mostraram o mesmo ritmo de aceleração nos últimos meses.
Não satisfeito, ele ainda comparou também esses dois indicadores com o índice de metas aparadas do IPCA (que exclui os excessos tanto para a alta como para a queda de preços), e o desempenho também foi o mesmo.
"A alta da inflação tem relação direta com a forte aceleração da demanda", diz.
A aceleração da inflação pode obrigar o Banco Central a promover elevações maiores da taxa de juros, muito embora a maioria dos analistas ainda aposte numa alta de mais dois pontos percentuais. Amanhã, o IBGE divulga o IPCA de abril, e a expectativa do mercado é a de um índice de 0,55%.
Para Schwartsman, esse desempenho da inflação surpreendente -a previsão da maioria das analistas era de queda do ritmo de alta- é a maior prova de que o câmbio não tem tanta influência assim sobre os índices de preços. O dólar baixou e a inflação não deu trégua.

NA RAÇA

O empresário Victor Oliva, criador de cavalos da raça luso-brasileira, fará um leilão internacional de animais no sábado, no Haras Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba (SP). Parte da renda será revertida para o Hospital de Câncer de Barretos, administrado por Henrique Prata. O evento também terá um desfile de moda com roupas de Ricardo Almeida, Alexandre Herchcovitch, Carlos Tufvesson, entre outros estilistas. Oliva é criador de dois cavalos que participarão da Olimpíada de Pequim: Nilo V.O. (na foto), que fará prova de adestramento com o cavaleiro Rogério Clementino, e o cavalo Lusitano Samba, que participará da mesma modalidade.

MISTURA BRASILEIRA

A fusão de oito empresas brasileiras de software e tecnologia deu origem à Virtus, que até o fim do ano pretende anunciar mais duas aquisições de companhias na área de segurança e gestão de conteúdo digital. André Fonseca, presidente da empresa, diz que a Virtus acaba de fechar contrato com a InBev, da Bélgica, e começa a acelerar os planos de expansão internacional.

NO GÁS
A Petrobras divulgou nota ontem informando que o preço do GLP Industrial foi ajustado, no acumulado do ano, em 22,6%. A estatal diz que o o preço do GLP para o uso em botijões de até 13 kg está inalterado desde 29/12/2002 e que não há previsão de reajuste.

PAMPA
A Liquigás Distribuidora apresenta, em congresso em Montevidéu, um projeto para reutilização de água na área de distribuição de GLP. O sistema permite que a água, em vez de ser devolvida tratada ao ambiente, seja usada de novo na produção.

PARA PRESENTE
Para o Dia das Mães, a Motorola Brasil espera um crescimento superior a 50% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

DE GARRAFA
A C&A vai lançar uma coleção de camisetas e bolsas feita de fibra de garrafa pet reciclada. O fio, que é da Jinglers, é composto por 50% de algodão e 50% de fibra de garrafa pet reciclada.

AMIGOS
Após parceria com a Votorantim Asset Management para venda de fundos de previdência, a Icatu fecha com a BV Financeira, do mesmo grupo, para a venda de seguros de vida.

DESEMBARQUE
A Meg McDonald, presidente da Alcoa Foundation, instituição social da Alcoa, desembarca no Brasil para fazer a conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, chamada "Empresas e Comunidades Compromisso pelo Crescimento Sustentável", no dia 14.


Próximo Texto: País paga menos para captar no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.