São Paulo, sexta-feira, 08 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedidos de recuperação judicial têm alta no ano

DA FOLHA ONLINE

Os pedidos de falências e de recuperações judiciais por empresas brasileiras caíram em abril, após elevação em março, aponta indicador da Serasa Experian divulgado ontem.
No acumulado do ano, porém, os pedidos de recuperação, instrumento em que empresas com risco de insolvência ganham tempo para retomar pagamentos aos credores, dispararam ante 2008.
Houve 264 recuperações judiciais requeridas de janeiro a abril, 196,63% acima de igual período de 2008. As concedidas somaram 27 registros de janeiro a abril, 800% acima do mesmo período do ano anterior.
Em abril, houve 53 recuperações judiciais requeridas -em março foram 76, enquanto em abril do ano passado foram 25. Houve 6 concedidas, o mesmo número de março.
A recuperação judicial é um mecanismo que substituiu a concordata com a implementação da Lei de Falências, em 2005. O objetivo da recuperação judicial é evitar que empresas viáveis, mas em dificuldades momentâneas, caminhem para a falência, com perda de investimentos e empregos.
Para isso, a lei estabelece que a empresa e seus credores aprovem, em seis meses, um plano de recuperação.
No primeiro quadrimestre de 2009, a Serasa registrou 690 pedidos de falências no país, ante 762 requerimentos de janeiro a abril do ano passado. Quanto às falências decretadas, foram 259, ante 340 no primeiro quadrimestre de 2008.


Texto Anterior: Congresso aprova novo parcelamento
Próximo Texto: Regras duras aumentaram as exclusões, dizem tributaristas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.