São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Empreendedorismo cresce entre executivos

Apesar de o emprego formal ainda ser a principal fonte de trabalho de executivos que se desligam de suas empresas-empregadoras, o empreendedorismo vem crescendo. Em 2007, segundo pesquisa da DBM, 35% dos executivos que saíram de uma corporação decidiram empreender -criaram negócios próprios ou decidiram abrir consultorias.
Entre as justificativas para a mudança de rumo está, principalmente, o fato de haver menos empregos nos moldes tradicionais, em que o empregado fica na companhia por períodos longos -20 ou 30 anos. De acordo com a pesquisa, isso faz com que os executivos enxerguem oportunidades de negócios e criem empresas para explorar segmentos como os de consultoria.
A pesquisa, que foi realizada durante 12 meses e concluída em abril deste ano, também mostra que existem semelhanças entre os executivos que se recolocam em novas companhias. Eles reúnem, em nível mais alto que a média do mercado, características como extroversão, independência, capacidade de resolução, de controle e de adaptação, além de liderança.
A pesquisa também estudou o que causa a mudança de carreira. Os principais motivos para o desligamento dos executivos pesquisados são reestruturação e fusão da empresa, em primeiro lugar, e corte e redução da equipe, em segundo lugar.
Em terceiro lugar, foi citada a ausência de "química" entre o profissional e o meio e problemas de relacionamento entre os times. Para Marcelo Cardoso, presidente da DBM, esse é um custo muito alto para empresas e profissionais, porque poderia ser gerenciado.
"As migrações causadas por reestruturações, fusões ou necessidade de corte são muitas vezes motivadas por fatores externos, que não podem ser administrados pela companhia. Já a química é diferente", diz Cardoso. "É um luxo caríssimo deixar que "química" seja uma barreira para a formação de melhores times."
Ainda segundo a pesquisa, justamente por conta da importância que a "química" tem no caso dos desligamentos, a capacidade de estabelecer relações adultas e saudáveis, de persuasão e de criação de contratos psicológicos com os times ganhou nível maior de relevância na hora de contratar.

análise

Onda de IPO no mercado pode ser danosa

Em alta, a atual onda de IPOs (oferta pública inicial de ações) no mercado financeiro brasileiro pode ser preocupante. A avaliação é de Julio Cardozo, CEO da Ernst & Young América do Sul. Para ele, algumas empresas podem querer aproveitar o momento em que as ofertas estão na moda sem ter o preparo necessário para a abertura.
"Elas podem não conseguir cumprir a promessa. Prometem um retorno, um desenvolvimento, mas, se a empresa não tiver substância, um bom mercado, gente competente, não vai conseguir cumprir lá na frente."
Para as empresas, segundo Cardozo, muitas vezes lançar uma oferta pública inicial é uma questão de prestígio e uma oportunidade de alavancar os negócios. "Isso me preocupa porque empresas sem substância não vão sobreviver. E podem prejudicar outras sérias, que vão ter que dividir o dinheiro."
Autor do livro "Você Não Tem de Ceder!", que acaba de ser lançado pela Editora Campus/Elsevier (166 páginas), Cardozo conta, no volume, sua trajetória em 40 anos na profissão de auditor.
Para ele, hoje os três maiores desafios da área são restaurar a confiança abalada com escândalos nos anos 2000, aprender a lidar com a perda da auto-regulação e com os novos órgão reguladores e melhorar a governança corporativa.

GUERRA FASHION
A atriz Sarah Jessica Parker lançou, em NY, sua nova linha de roupas, a Bitten. Com o lançamento da marca, Parker eleva o número de celebridades que entram no mercado fashion e que, segundo o "New York Times", declaram guerra a estilistas por participação de mercado. Em fragrâncias, em 2005, Parker, Jennifer Lopez e Paris Hilton tinham 10% de um total de US$ 2,8 bilhões.

DO VIZINHO
O enólogo argentino Juan Marco, da vinícola Navarro Correas, esteve no Brasil, na última semana, para lançar os rótulos Gran Reserva (malbec e cabernet sauvignon) e Ultra, formado pelas melhores uvas de cada colheita. Marco comandou degustação e visitou restaurantes e delicatessens da cidade, a fim de conhecer onde seus produtos serão vendidos. A Navarro Correas é a vinícola da Diageo de maior distribuição na América Latina.

DE MUDANÇA
Maximo Pacheco, presidente da International Paper do Brasil, transferiu a sede da empresa de Campinas para São Paulo. A diretoria da companhia inaugura suas novas instalações, na região da Paulista, na segunda.

FRIO
João Carlos Camargo, do grupo Camargo de Comunicação, abre, amanhã, o Festival de Inverno em Campos do Jordão. Em parceria com Fabio Fronterotta, da FC2, alugou um "château" para receber empresários.

CELULOSE
A Irani completa, nesta semana, 66 anos e lança seu Relatório de Sustentabilidade 2006, com resultados de responsabilidade social.

HEAD HUNTER
A Mariaca, de consultoria em gestão de pessoal, teve, de janeiro a maio, crescimento de 30% no recrutamento de altos executivos.

MASTER
O IED está com inscrições abertas para seus cursos master. Entre eles, o de E-Commerce: Design and Management, que aborda as novas tecnologias como "web usability" e estratégias de comunicação e marketing.

PASSAPORTE
Marcel Malczewski , presidente da Bematech, viajou a Taipé, em Taiwan, para participar da 27ª Computex, uma das maiores feiras do mundo em tecnologia da informação que acontece até amanhã.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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