UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terror cria vagas no setor público

DE WASHINGTON

O processo de enxugamento no setor privado norte-americano ao longo dos últimos dois anos e meio não ocorreu no setor público do país. Ao contrário, a administração Bush conta hoje com a maior força de trabalho desde o final da Guerra Fria.
Cerca de 12,1 milhões de pessoas trabalham hoje para governo federal. Do total, 8 milhões são empregados terceirizados ou indiretos, de empresas contratadas pelo governo.
Segundo estudo do Brookings Institute, um conceituado ""think tank" de Washington, boa parte dos empregos criados nos dois últimos anos está relacionada a políticas antiterror adotadas após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Foram 500 mil novos empregos relacionados à área, de seguranças em aeroportos e alfândegas a reforços na área militar.
Para Paul Light, autor do estudo, o aumento dos gastos na folha de pagamento federal nos últimos dois anos explica, em boa medida, a ampliação do déficit público americano -projetado em US$ 480 bilhões (mais que o PIB do Brasil) em 2004. (FCz)


Texto Anterior: Soldado raso: Indústria militar dos EUA elimina empregos
Próximo Texto: Folha Invest
Mercado financeiro: Analistas descartam nova "ousadia" do BC

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.