São Paulo, sexta-feira, 08 de setembro de 2006

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Outro lado

Consultoria diz que falha é pontual

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fink & Schappo Consultoria afirma que o episódio constatado no Estado da Paraíba -fiscais da Fazenda identificaram que, em pesquisa de preços de cervejas feita pela empresa, havia endereços de estabelecimentos que não existiam- foi pontual, pois ocorreu devido à falha de uma pessoa.
"Essa foi uma situação muito pontual. A Universidade Federal da Paraíba, que cede estudantes para realizar a coleta de preços dos produtos nos pontos-de-venda, acabou selecionando um indivíduo que anotou estabelecimentos que não existiam, assim como os preços. Nós mesmos, com os fiscais da Fazenda, fizemos a checagem da coleta de preços e vimos que houve falha de uma pessoa que envolveu 14 pontos comerciais", afirma Walter Schappo, diretor da Fink & Schappo.
Segundo ele, os preços das cervejas, mesmo depois de excluídos os preços dos pontos comerciais fantasmas, não foram alterados, o que revela que não houve intenção de mexer nos valores para beneficiar ou prejudicar uma ou outra marca.
A pesquisa de preços para o setor de bebidas é o principal serviço da Fink & Schappo, que faz uma média de três a quatro levantamentos de preços de bebidas por Estado por ano desde 1998. "Até 60 dias atrás, todos os fabricantes sempre aceitaram os nossos números, e continuo prestando serviços para o Sindicerv."
"Nós estamos à disposição para discutir e esclarecer qualquer divergência que possa vir a ter com metodologia de pesquisa", diz.
A Schappo, segundo informa, tem um método para coleta de preços de bebidas abrangente e representativo do mercado consumidor. Foi desenvolvido para a região Sul em 1998 e, a partir daí, estendido para outras regiões do país. (FF)


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