São Paulo, sexta-feira, 08 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

COMÉRCIO GLOBAL

Antes de reunião do G20, Apec também discute Doha

DA REDAÇÃO

A retomada das discussões da Rodada Doha de liberalização do comércio ganhou força ontem, quando os países do fórum da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) discutiram estratégias para destravar negociações.
O impulso vem logo antes da reunião de ministros dos países do G20 (grupo de países em desenvolvimento liderado por Brasil e Índia) no Rio de Janeiro, que acontece amanhã e domingo.
O secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, disse no fórum da Apec que não consegue "pensar em nada que está sob controle coletivo dos governos do mundo que terá impacto positivo maior sobre a economia do que a liberalização do comércio". Paulson pediu aos ministros que "pensem de forma criativa em como colocar ímpeto na Rodada Doha".
"Havia um sentimento geral de várias pessoas de que [Doha] deveria ser prioridade", disse Tharman Shanmugaratnam, segundo ministro de Finanças de Cingapura.
Os membros da Apec, que incluem EUA, Rússia, Japão, China, Chile e Coréia do Sul, respondem por cerca de metade do comércio mundial.
A reunião do G20 no final de semana deve ser "um primeiro passo" para a retomada das negociações, disse ontem o diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, Roberto Azevedo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Justiça: STJ manda soltar o irmão da dona da butique Daslu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.