São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMÓVEIS

Produção de carros cai pelo 12º mês seguido

DA FOLHA ONLINE

A indústria automotiva registrou em setembro a 12ª queda consecutiva na produção, com contração de 6,7% em relação a agosto. A queda ocorreu por dois motivos: redução das exportações e paralisações dos trabalhadores em busca de melhores salários.
Segundo a Anfavea (associação das montadoras), foram fabricados 275 mil veículos no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. A estimativa do presidente da entidade, Jackson Schneider, é que, por causa das greves, as empresas tenham deixado de produzir cerca de 20 mil veículos em setembro.
"Horas extras podem ter recuperado parte disso, mas não tudo", afirmou.
Ante setembro de 2008, houve queda de 8,4% na produção. Nos nove primeiros meses do ano (2,3 milhões de unidades), a retração chega a 11,5%.
As greves e a venda recorde em setembro também afetaram o estoque. Havia 171,6 mil unidades no mês passado, o que equivale a 17 dias de vendas. (TATIANA RESENDE)


Texto Anterior: Bancários podem encerrar greve hoje
Próximo Texto: Trabalho: Emprego na indústria cresce em agosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.