São Paulo, quinta-feira, 08 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÉREAS

Ibéria passará a cobrar por bagagens de passageiros

DE GENEBRA

A Ibéria, uma das líderes no transporte de brasileiros para a Europa, passará a cobrar tarifas para despachar bagagem, seguindo movimento iniciado pelas empresas de baixo custo e imitado pelas aéreas americanas.
A notícia foi confirmada à Folha por uma porta-voz, segundo a qual a decisão está sendo estudada. Não foram ainda definidos nem valores nem prazo para que a cobrança passe a vigorar.
Mas a expectativa, segundo adiantou a porta-voz, é a de que, no caso de voos transatlânticos, a cobrança recaia somente sobre a segunda mala (hoje o passageiro da classe econômica que vai do Brasil à Europa pode levar duas peças de 23 kg).
Em voos domésticos e continentais, entretanto, a taxa será cobrada já na primeira mala.
A Ibéria afirma se tratar de "tendência do mercado". Empresas de baixo custo, como a EasyJet, permitem ao passageiro uma mala de mão e cobram pelos despachos.
As aéreas foram alvo de golpes sucessivos. Os atentados do 11 de Setembro lhes tiraram passageiros, e, quando a indústria começava a consolidar a retomada, veio a crise econômica. Em agosto, o transporte de passageiros caiu 1,1%, e o de carga, 9,6% sobre 2008, segundo a Iata, entidade máxima do setor.
Os preços das passagens estão deprimidos 18% na classe econômica e 22% nas demais. Ante o quadro, taxas extras, como a cobrança de lanches a bordo e adicional para marcar assentos passaram a se disseminar no setor.
A RyanAir, outra empresa de baixo custo, extinguiu o balcão de check-in e só mantém o check-in eletrônico, pelo qual cobra. Tornou-se comum ainda vender créditos de carbono aos passageiros, como faz a KLM. Entre os vilões do aquecimento global, as aéreas lutam para mitigar suas emissões.
A Ibéria transportou 470 mil pessoas do Brasil para a Europa e vice-versa em 2008, o que tornou o país seu segundo mercado latino-americano. Neste ano, deve ser o primeiro, à frente da Argentina. Em 2007, a espanhola era a quarta mais usada no Brasil para viajar à Europa, com 250 mil passageiros, atrás da portuguesa TAP, da brasileira TAM e da Air France. (LUCIANA COELHO)


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Kindle vai ser vendido no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.