São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo chileno compra GBarbosa por US$ 380 mi

Cencosud vai pagar em dinheiro e assumir US$ 50 milhões em dívidas da quarta maior rede de supermercados do país

Varejista atua em Sergipe, Bahia e Alagoas, com 23 supermercados, 18 híper e 36 farmácias; faturamento de 2007 deve ser de R$ 1,9 bi

TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

O grupo chileno Cencosud, que atua também na Argentina e na Colômbia, entra no setor supermercadista brasileiro com a compra do GBarbosa, quarta maior rede do país.
O negócio totalizou US$ 430 milhões. O Cencosud vai pagar US$ 380 milhões (R$ 660 milhões) ao fundo de "private equity" Acon pelo controle do GBarbosa e assumir dívidas de US$ 50 milhões (R$ 87 milhões) do varejista nordestino.
O valor será pago em dinheiro com recursos próprios e financiamento de bancos internacionais. De acordo com Laurence Golborne, CEO do Cencosud, o presidente atual do GBarbosa deve continuar na empresa -com ele serão discutidos os planos de expansão.
O presidente do Conselho de Administração, Horst Paulmann, reiterou que é tradição da empresa manter a equipe nos locais em que já atua.
O processo de abertura de capital, alternativa do fundo à venda para uma grande rede, foi descartado a curto prazo.
O grupo chileno tem 80 mil funcionários e estima faturar US$ 7 bilhões neste ano. Os planos de expansão no Brasil não foram detalhados, mas o objetivo inicial é focar no Nordeste.
A receita bruta do GBarbosa, que atua em Sergipe, Bahia e Alagoas, deve chegar a R$ 1,9 bilhão com os 18 hipermercados, 23 supermercados e 36 farmácias. A marca era cobiçada por Pão de Açúcar e Carrefour, que disputam neste ano a liderança do setor no Brasil e estavam de olho na expansão no mercado nordestino.
Na região, o Wal-Mart é o mais forte dos três varejistas, com a bandeira Bompreço, adquirida em 2004. Na época, o GBarbosa seria arrematado no mesmo pacote de compras ao holandês Royal Ahold, mas o negócio foi impedido pelo Cade. Das 304 lojas da rede americana no país, maior varejista do mundo, 118 estão no Nordeste.
"O Wal-Mart tem muito menos tempo de atuação no Brasil e no Nordeste", comentou Gerard Scheij, presidente do GBarbosa, fundado em 1955, dando a entender que a disputa vai ser acirrada na região.
O Cencosud tem 357 supermercados, 37 hipermercados e 21 shopping centers, entre outros negócios, no Chile e na Argentina. Na Colômbia, começou a atuar em maio no segmento de material de construção com o Casino, que tem participação no Pão de Açúcar.
O consultor especializado em varejo Alberto Serrentino, da Gouvêa de Souza & MD, considera positiva a entrada do grupo chileno no Brasil porque dilui a concentração do setor. Ele frisa ainda que há muito espaço para o crescimento das redes, especialmente no Nordeste e com o público de baixa renda.


Texto Anterior: Resultado: Lucro da Braskem aumenta 1.331%
Próximo Texto: GM, petróleo e queda do dólar ante o euro afetam Bolsas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.