|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Grupo chileno compra GBarbosa por US$ 380 mi
Cencosud vai pagar em dinheiro e assumir US$ 50 milhões em dívidas da quarta maior rede de supermercados do país
Varejista atua em Sergipe, Bahia e Alagoas, com 23 supermercados, 18 híper e 36 farmácias; faturamento de 2007 deve ser de R$ 1,9 bi
TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO
O grupo chileno Cencosud,
que atua também na Argentina
e na Colômbia, entra no setor
supermercadista brasileiro
com a compra do GBarbosa,
quarta maior rede do país.
O negócio totalizou US$ 430
milhões. O Cencosud vai pagar
US$ 380 milhões (R$ 660 milhões) ao fundo de "private
equity" Acon pelo controle do
GBarbosa e assumir dívidas de
US$ 50 milhões (R$ 87 milhões) do varejista nordestino.
O valor será pago em dinheiro com recursos próprios e financiamento de bancos internacionais. De acordo com Laurence Golborne, CEO do Cencosud, o presidente atual do
GBarbosa deve continuar na
empresa -com ele serão discutidos os planos de expansão.
O presidente do Conselho de
Administração, Horst Paulmann, reiterou que é tradição
da empresa manter a equipe
nos locais em que já atua.
O processo de abertura de capital, alternativa do fundo à
venda para uma grande rede,
foi descartado a curto prazo.
O grupo chileno tem 80 mil
funcionários e estima faturar
US$ 7 bilhões neste ano. Os planos de expansão no Brasil não
foram detalhados, mas o objetivo inicial é focar no Nordeste.
A receita bruta do GBarbosa,
que atua em Sergipe, Bahia e
Alagoas, deve chegar a R$ 1,9
bilhão com os 18 hipermercados, 23 supermercados e 36 farmácias. A marca era cobiçada
por Pão de Açúcar e Carrefour,
que disputam neste ano a liderança do setor no Brasil e estavam de olho na expansão no
mercado nordestino.
Na região, o Wal-Mart é o
mais forte dos três varejistas,
com a bandeira Bompreço, adquirida em 2004. Na época, o
GBarbosa seria arrematado no
mesmo pacote de compras ao
holandês Royal Ahold, mas o
negócio foi impedido pelo Cade. Das 304 lojas da rede americana no país, maior varejista do
mundo, 118 estão no Nordeste.
"O Wal-Mart tem muito menos tempo de atuação no Brasil
e no Nordeste", comentou Gerard Scheij, presidente do
GBarbosa, fundado em 1955,
dando a entender que a disputa
vai ser acirrada na região.
O Cencosud tem 357 supermercados, 37 hipermercados e
21 shopping centers, entre outros negócios, no Chile e na Argentina. Na Colômbia, começou a atuar em maio no segmento de material de construção com o Casino, que tem participação no Pão de Açúcar.
O consultor especializado em
varejo Alberto Serrentino, da
Gouvêa de Souza & MD, considera positiva a entrada do grupo chileno no Brasil porque dilui a concentração do setor. Ele
frisa ainda que há muito espaço
para o crescimento das redes,
especialmente no Nordeste e
com o público de baixa renda.
Texto Anterior: Resultado: Lucro da Braskem aumenta 1.331% Próximo Texto: GM, petróleo e queda do dólar ante o euro afetam Bolsas Índice
|