São Paulo, Quarta-feira, 08 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronáutica é contra a venda de ações da Embraer para franceses

do Folha News

e da Sucursal de Brasília

O ministro Elcio Alvares (Defesa) disse ontem que, na opinião do comando da Aeronáutica, a venda de ações da Embraer para empresas francesas "não é interessante para o Brasil".
Segundo Alvares, a Aeronáutica teme ficar "subordinada à linha de equipamentos franceses" na compra de novos aviões para a Força Aérea Brasileira, em consequência da transação.
"Eu sinto que a Aeronáutica quer ter opções na compra de novos aviões. É uma questão que tem de ser discutida", disse Alvares. Ele afirmou que a posição da Aeronáutica sobre a venda de ações da Embraer lhe foi apresentada oficialmente por escrito.
Anteontem, a Embraer apresentou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) o comunicado sobre a venda de 50 mil ações para as empresas francesas Aerospatiale, Dassault Aviation, Thomson-CSF e Snecma. Amanhã, o órgão deverá sortear o conselheiro responsável por relatar o processo, que deverá ser julgado no ano 2000.
A Embraer foi privatizada, mas o governo ainda mantém uma participação representativa na empresa. Segundo Alvares, a Aeronáutica argumenta que o Conselho Administrativo da companhia não foi consultado sobre a venda de ações.


Texto Anterior: Indústria: CNI constata reajuste salarial abaixo da inflação em 60%
Próximo Texto: Política monetária: BC pode voltar a baixar a taxa de juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.