São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2004

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PAINEL S.A.

Balanço de operações...
Os desembolsos (que refletem liberações de empréstimos aprovados) do BNDES no ano passado superaram R$ 35 bilhões, segundo números a serem divulgados em breve. O valor ficou acima do orçamento do banco, de R$ 34,4 bilhões.

...do BNDES
O total de liberações do BNDES em 2002 foi de R$ 36 bilhões, mas esse montante inclui R$ 7 bilhões do seguro-apagão. Se for excluído esse recurso extra, o orçamento do banco no ano passado foi 10% maior que em 2002. Em 2003, o seguro-apagão foi de R$ 2 bilhões.

Liquidez
O número de contratos negociados em 2003 pela Liquidez DTVM cresceu 53,60% em relação ao ano anterior, e o volume financeiro aumentou 43,27%, segundo o ranking de fechamento do ano da BM&F. Esse crescimento deve-se ao aumento da procura por hedge cambial e por juros.

Licitação eletrônica
O Licitações-e, do Banco do Brasil, atingiu R$ 1 bilhão negociados via internet. O site já realizou, desde o seu lançamento em 2001, pelo menos 6.000 transações eletrônicas. Somente no ano passado, os negócios contratados corresponderam a um aumento de 1.056% sobre 2002.

Seguros
O faturamento em seguros, previdência e capitalização do Grupo Bradesco de Seguros foi de R$ 11,537 bilhões entre janeiro e novembro de 2003, 23% superior a 2002. A diferença entre os faturamentos do grupo, líder do setor, e o segundo colocado no ranking cresceu de R$ 4,5 bilhões para R$ 6,3 bilhões.

Vapt-vupt
O sistema Vaspex registrou em 2003 a inauguração de 201 franquias, o que representa um crescimento de 252% sobre o ano anterior. Com isso, o sistema chega a 558 pontos-de-venda em todo o Brasil. A expectativa da empresa é que mais 360 franquias sejam inauguradas nos próximos 12 meses.

Incubadoras
O programa de incubadoras da Fiesp vai levar à 31ª Couromoda, que ocorre de 13 a 16 de janeiro, 18 empresas incubadas. No ano passado, a entidade levou ao evento oito companhias que, juntas, venderam 3.500 pares de calçados.

Recorde
A Hellmann's, da Unilever Bestfoods, fechou 2003 com 51,3% de participação em valor do mercado, para a maionese, e com 23,5%, para o ketchup Hellmann's Pic. Os dados, referentes a outubro/novembro, são da Nielsen. A maionese da marca não tinha participação tão expressiva desde 1994.

Marketing esportivo
O HSBC exibirá sua marca em placas no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e nas camisetas de mais de 300 participantes da Copa América de Ciclismo. A competição acontece neste domingo.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Só não vê quem não quer

Os segmentos de bens semiduráveis (vestuário) e não-duráveis (alimentos etc) estão determinando a retomada mais lenta da produção industrial, de acordo com o Iedi. Esses segmentos sofrem com o aumento do desemprego, a retração da renda, os juros altos e o difícil acesso ao crédito, entre outros fatores. Os números da produção industrial de novembro, avalia o Iedi, teriam sido melhores, não fosse o declínio em bens semiduráveis e não-duráveis. "São segmentos empregadores e, se não crescem ou declinam, o emprego industrial não cresce ou evolui pouco. Os maiores volumes de emprego e de massa salarial que poderiam acompanhar a recuperação industrial ficam, assim, comprometidos", diz relatório do Iedi.


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