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Famílias pesquisadas consomem 51 produtos a mais que em 1999
DA SUCURSAL DO RIO
Realizada em 11 capitais e no
Distrito Federal, a nova POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) relacionou 476 produtos consumidos pelas famílias. São 51 a mais
do que na pesquisa anterior, de
1999/2000.
Vedete dos anos 80, o videocassete cedeu lugar ao DVD. Na nova
pesquisa também foram incluídos vários itens que não faziam
parte da lista de bens consumidos
pelas famílias em 1999/2000.
Entre eles, produtos diet e light,
como pó para refresco, refrigerantes, pães e iogurte. Ainda em
alimentos, vários cortes de carnes,
peixes, legumes e frutas passaram
a integrar a pesquisa.
Saíram da lista de consumo das
famílias a aquisição de linha telefônica -hoje não há mais fila de
espera por um telefone-, lavadora a vapor, cafeteira e batedeira.
Com a ampliação do uso do e-mail, o fax também perdeu lugar
na pesquisa.
Passaram a integrar a lista itens
de vestuário e calçados infantis:
agasalho, bermuda, blusa, calça,
roupas esportivas, saias, sandálias, sapatos e tênis.
Educação e saúde
No grupo educação, foram incluídos os cursos de pós-graduação, pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Em
saúde, ingressaram moderadores
de apetite e antiácidos.
Também passaram a fazer parte
da pesquisa o gás natural veicular,
uma alternativa mais barata à gasolina, e um meio cada vez mais
comum de transporte nas grandes cidades: as vans.
A Pesquisa de Orçamento Familiar serve de base para o IPC
(Índice de Preços ao Consumidor). O estudo foi feito em 14.000
domicílios com renda familiar de
até 33 salários mínimos. Os dados
da nova pesquisa já serão usados
nos próximos levantamentos da
Fundação Getúlio Vargas.
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