São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2004

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Famílias pesquisadas consomem 51 produtos a mais que em 1999

DA SUCURSAL DO RIO

Realizada em 11 capitais e no Distrito Federal, a nova POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) relacionou 476 produtos consumidos pelas famílias. São 51 a mais do que na pesquisa anterior, de 1999/2000.
Vedete dos anos 80, o videocassete cedeu lugar ao DVD. Na nova pesquisa também foram incluídos vários itens que não faziam parte da lista de bens consumidos pelas famílias em 1999/2000.
Entre eles, produtos diet e light, como pó para refresco, refrigerantes, pães e iogurte. Ainda em alimentos, vários cortes de carnes, peixes, legumes e frutas passaram a integrar a pesquisa.
Saíram da lista de consumo das famílias a aquisição de linha telefônica -hoje não há mais fila de espera por um telefone-, lavadora a vapor, cafeteira e batedeira. Com a ampliação do uso do e-mail, o fax também perdeu lugar na pesquisa.
Passaram a integrar a lista itens de vestuário e calçados infantis: agasalho, bermuda, blusa, calça, roupas esportivas, saias, sandálias, sapatos e tênis.

Educação e saúde
No grupo educação, foram incluídos os cursos de pós-graduação, pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Em saúde, ingressaram moderadores de apetite e antiácidos.
Também passaram a fazer parte da pesquisa o gás natural veicular, uma alternativa mais barata à gasolina, e um meio cada vez mais comum de transporte nas grandes cidades: as vans.
A Pesquisa de Orçamento Familiar serve de base para o IPC (Índice de Preços ao Consumidor). O estudo foi feito em 14.000 domicílios com renda familiar de até 33 salários mínimos. Os dados da nova pesquisa já serão usados nos próximos levantamentos da Fundação Getúlio Vargas.


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