São Paulo, quarta-feira, 09 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP se descola de Nova York e avança 2,15%

Papéis da Petrobras sobem até 6% e são destaque

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Após acumular perdas de 4,87% neste começo de ano, a Bolsa de Valores de São Paulo conseguiu respirar ontem. No fim do pregão, o Ibovespa, principal índice de ações local, marcava valorização de 2,15%. Mas o cenário econômico norte-americano ainda é foco de preocupação e pode voltar a perturbar o mercado.
A Bovespa operou em alta durante todo o dia e conseguiu se descolar de Wall Street, onde houve bastante oscilação. A Bolsa de Nova York terminou com baixa de 1,86%, e a Nasdaq recuou 2,36%.
A apresentação dos dados de vendas de moradias antigas nos Estados Unidos, que tiveram queda de 2,6% em novembro, não ajudou a animar os negócios em Nova York.
Para o desempenho positivo da Bolsa paulista, foi relevante a recuperação das ações da Petrobras, que estiveram entre as maiores baixas da semana passada. A ação PN (preferencial) da Petrobras, que caiu 7,9% na última semana, registrou ganhos de 5,49% ontem e foi a mais negociada do dia -representou cerca de 18% das operações. O papel ON (ordinário) da empresa subiu 6,01%. Não faltaram rumores sobre a descoberta de mais um poço pela Petrobras para embalar a elevação do preço dos papéis.
A segunda ação de maior peso no Ibovespa, a preferencial "A" da Vale, também terminou em alta, de 1,87%.
Operadores de corretoras afirmaram que a participação de estrangeiros na compra desses papéis ontem foi relevante.
Esse fluxo de capital externo favoreceu o recuo do dólar diante do real. O dólar encerrou ontem em baixa de 0,17%, negociado a R$ 1,762.

Teles em alta
Os papéis das companhias de telecomunicações mais uma vez foram alvo de forte compra, ainda em resposta a rumores sobre a possibilidade de uma fusão entre a Telemar e a Brasil Telecom.
Entre as maiores elevações do pregão, apareceram as ações Telemar Norte Leste PNA (9,27%) e Telemar PN (8,12%). A ação ON da Brasil Telecom Participações subiu 4,63%.
A Telemar Norte Leste anunciou ontem a retomada de seu programa de aquisição de ações, o que pode sinalizar que a companhia realmente pretende se ajustar para realizar uma fusão em breve.
A Gerdau também anunciou que aprovou um plano de recompra de ações preferenciais, operação que deve abarcar apenas 0,34% de seus papéis em circulação na Bolsa.


Texto Anterior: Cade multa a Vale em R$ 33,5 mi
Próximo Texto: Imposto de Renda: Receita libera consulta a lote da malha fina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.