São Paulo, quinta-feira, 09 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil fecha fronteira para carne da Província

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

O Ministério da Agricultura anunciou ontem que o Brasil embargou as importações de animais e carnes procedentes de Corrientes (Argentina), onde foi detectado um foco de febre aftosa. Carnes maturadas e desossadas estão fora da proibição.
De acordo com o ministério, a medida é a mesma adotada inicialmente pelo governo argentino quando foi anunciado o primeiro foco de febre aftosa em Mato Grosso do Sul, em outubro do ano passado. Depois houve a ampliação do embargo argentino.
Outra providência a ser adotada pelo governo brasileiro vai ser reforçar a fiscalização das localidades próximas ao foco para evitar o trânsito de animais.
O ministério avalia que a medida é muito importante pois o foco está localizado a cerca de 280 km do Rio Grande do Sul, Estado classificado como livre de febre aftosa com vacinação e vizinho de Santa Catarina, único no país livre da doença sem vacinação.
O governo informou ainda que, além das medidas de isolamento do local, irá recomendar ao serviço sanitário que acelere a vacinação do gado da região, iniciada no dia 1º deste mês, e que seja rastreado todo movimento do gado da fazenda para determinar a origem da doença.
O ministério já repassou a informação para todas suas superintendências regionais e determinou reforços na vigilância em Estados próximos ao local do foco.
O governo do Rio Grande do Sul informou que fará a fiscalização do gado vindo da Argentina nas barreiras sanitárias de Barra do Guarita, Porto Soberbo (município de Tiradentes do Sul), Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier e São Nicolau. O Ministério da Agricultura é responsável pela fiscalização em outras três barreiras, nos municípios de Uruguaiana, Itaqui e São Borja. Haverá reforço de veterinários nas áreas de fronteiras.


Texto Anterior: Pecuária: Argentina detecta aftosa perto do Paraguai
Próximo Texto: Análise: Volta da doença conturba ainda mais o mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.