São Paulo, quinta-feira, 09 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELES

Espanhola apoiaria compra da PT

Sonae usa Vivo para atrair a Telefónica

DA BLOOMBERG

A Sonae deve aceitar vender a divisão brasileira da Portugal Telecom para a Telefónica com a intenção de obter o apoio da empresa espanhola em sua oferta de 10,7 bilhões pela Portugal Telecom, a maior empresa de telefonia de Portugal.
Nesta semana, a Sonae apresentou uma oferta de compra "hostil" (sem que a empresa alvo da proposta tenha concordado em ser vendida), pela Portugal Telecom, na qual a espanhola Telefónica detém uma participação de aproximadamente 9,5%. Juntas, Portugal Telecom e Telefónica controlam a Vivo, a maior operadora de telefonia celular do Brasil. A empresa portuguesa ainda detém posição minoritária no UOL, controlado pelo Grupo Folha.
Paulo Azevedo, diretor da divisão de telefonia da Sonae, disse que a estratégia da empresa implicará em negociações com as atuais sócias das divisões internacionais da Portugal Telecom.
O apoio da Telefónica reforçaria as chances de sucesso da Sonae, ao eliminar uma possível oferta concorrente. Belmiro de Azevedo, acionista majoritário da Sonae e o homem mais rico de Portugal, tem a intenção de fundir a Portugal Telecom com a divisão de telefonia Sonaecom se a compra ocorrer.
A Telefónica e a Portugal Telecom vêm investindo no mercado de telefonia latino-americano, onde as perspectivas de crescimento são maiores do que em seus mercados locais.
O mercado de telefonia do Brasil cresceu a um ritmo recorde em 2005, num momento em que a Vivo e suas concorrentes, entre as quais a mexicana América Móvil (Claro) e a italiana Telecom Italia Mobile (TIM) ofereceram descontos na compra de aparelhos celulares e concederam minutos de ligações gratuitos.
A Portugal Telecom entrou no mercado brasileiro em 1998 em iniciativa elogiada pelo governo português.


Texto Anterior: Entretenimento: Maior TV hispânica dos EUA estuda venda e atrai gigantes da mídia
Próximo Texto: Aviação: Varig melhora operações no último mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.