São Paulo, Terça-feira, 09 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação para Argentina aumenta 54%

MAURÍCIO SANTANA DIAS
de Buenos Aires

O impacto da crise brasileira na economia argentina já pode ser medido em números. Funcionários do governo argentino chegaram ontem a Brasília com um relatório que indica um aumento, só no último mês, de 54% das importações provenientes do Brasil.
Não bastasse o expressivo aumento das importações vindas do "gigante vizinho", as projeções do Ministério da Economia apontam que suas exportações ao Brasil podem chegar a cair US$ 2,5 bilhões este ano -o que deixou os exportadores argentinos em pânico.
Com bases nesses dados, a Argentina espera convencer as autoridades brasileiras a adotar medidas compensatórias à desvalorização do real -que tornou os produtos brasileiros muito mais baratos e competitivos no mercado intra-regional.
No caso de alguns produtos, como açúcar, chocolate e tecidos, o aumento nas importações já passa dos 1.000%.
Se essa tendência se mantiver nos próximos meses, esses setores da indústria argentina se veriam obrigados a reduzir drasticamente a produção ou simplesmente a fechar suas portas.
A fim de atenuar o impacto e proteger a indústria local, o governo argentino reivindica o corte de subsídios às exportações brasileiras e a imposição de cotas para a entrada de produtos brasileiros no país -medidas que há duas semanas foram rechaçadas pelos funcionários de Brasília.


Texto Anterior: Portaria do FGTS sofrerá alteração
Próximo Texto: Custo de vida: Cesta básica tem alta de 3,5% no mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.