São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

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TECNOLOGIA

Oferta de vídeos, games e downloads na internet atrai consumidores, que se beneficiam da concorrência maior

Banda larga está em 66% das casas "on-line"

PAULA LEITE
DA REDAÇÃO

O uso residencial da conexão de banda larga à internet explodiu no começo de 2006 e no ano passado. Dos 13,25 milhões de pessoas que acessaram a internet em casa em fevereiro, 8,72 milhões usaram a banda larga, quase o dobro das que usaram uma conexão discada -4,53 milhões.
Isso significa que 65,8% dos internautas tinham banda larga instalada em suas residências em fevereiro, contra 34,2% que usavam a conexão discada. Os dados são de pesquisa mensal do Ibope/ NetRatings.
Em dezembro de 2004, a situação era bem diferente: 5,54 milhões de pessoas (51,1% do total) acessavam a web com a linha discada, mais que os 5,31 milhões (48,9%) que tinham banda larga em casa.
Analistas e empresas do setor atribuem esse crescimento da internet rápida a vários fatores, como a oferta crescente de conteúdos como vídeos, músicas, games e downloads na internet, difíceis de serem acessados com conexão discada, pela lentidão.
Por outro lado, o aumento do total de usuários residenciais que dispõem de conexão rápida faz com que portais de conteúdo passem a oferecer mais seções voltadas a esse público.
Entre as novidades, estão o vídeo "on demand" (o usuário escolhe o que quer ver) e a telefonia VoIP (voz sobre protocolo de internet, que permite fazer ligações gratuitas ou mais baratas usando o computador).

Mais tempo
Quem tem banda larga em casa também passa mais tempo navegando, de acordo com os dados do Ibope/NetRatings.
Os internautas com acesso rápido à internet passaram em média 21 horas e 20 minutos conectados em fevereiro, um aumento de 25,3% com relação ao tempo gasto em fevereiro de 2005.
Já os usuários com linha discada ficaram menos da metade do tempo -só nove horas e 41 minutos, alta de 9,4% ante o dado do mesmo mês do ano passado.
A média de tempo on-line de todos os internautas foi de 17 horas e 33 minutos. Tanto a média geral quanto a dos internautas com banda larga e linha discada são recordes entre todos os países pesquisados pela NetRatings.
"O cliente que procura a banda larga tem de 25 a 35 anos e quer acessar os conteúdos "on demand", estar conectado a comunidades e ao entretenimento on-line", diz Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da NET, provedora de banda larga e TV por assinatura.
"A banda larga é o produto da moda, com a televisão de plasma. O aumento da procura por esse tipo de conexão tem a ver com o próprio aumento do número de computadores nas residências", diz Vito Chiarella Neto, diretor comercial da TVA.

Concorrência
Outro fator que ajudou na expansão da banda larga foi o aumento da concorrência das empresas que oferecem o serviço e o barateamento dos planos.
"As empresas estão investindo em marketing para mostrar ao cliente as facilidades e os preços dos planos de banda larga e também criaram planos mais interessantes", diz José Calazans, do Ibope/NetRatings.
"A disputa de preços entre as provedoras de banda larga contribuiu para a expansão. Vamos ver um salto em 2006 e em 2007 no uso da tecnologia", diz Cid Torquato, executivo da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).
Torquato diz que a facilidade de uso da conexão de banda larga e o fato de os usuários ficarem mais tempo navegando têm conseqüências importantes para os negócios on-line. "Cerca de 80% dos que compram na web têm banda larga, e quem tem a conexão compra quatro vezes mais do que os que não têm."


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