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TECNOLOGIA
Oferta de vídeos, games e downloads na internet atrai consumidores, que se beneficiam da concorrência maior
Banda larga está em 66% das casas "on-line"
PAULA LEITE
DA REDAÇÃO
O uso residencial da conexão de
banda larga à internet explodiu
no começo de 2006 e no ano passado. Dos 13,25 milhões de pessoas que acessaram a internet em
casa em fevereiro, 8,72 milhões
usaram a banda larga, quase o dobro das que usaram uma conexão
discada -4,53 milhões.
Isso significa que 65,8% dos internautas tinham banda larga instalada em suas residências em fevereiro, contra 34,2% que usavam
a conexão discada. Os dados são
de pesquisa mensal do Ibope/
NetRatings.
Em dezembro de 2004, a situação era bem diferente: 5,54 milhões de pessoas (51,1% do total)
acessavam a web com a linha discada, mais que os 5,31 milhões
(48,9%) que tinham banda larga
em casa.
Analistas e empresas do setor
atribuem esse crescimento da internet rápida a vários fatores, como a oferta crescente de conteúdos como vídeos, músicas, games
e downloads na internet, difíceis
de serem acessados com conexão
discada, pela lentidão.
Por outro lado, o aumento do
total de usuários residenciais que
dispõem de conexão rápida faz
com que portais de conteúdo passem a oferecer mais seções voltadas a esse público.
Entre as novidades, estão o vídeo "on demand" (o usuário escolhe o que quer ver) e a telefonia
VoIP (voz sobre protocolo de internet, que permite fazer ligações
gratuitas ou mais baratas usando
o computador).
Mais tempo
Quem tem banda larga em casa
também passa mais tempo navegando, de acordo com os dados
do Ibope/NetRatings.
Os internautas com acesso rápido à internet passaram em média
21 horas e 20 minutos conectados
em fevereiro, um aumento de
25,3% com relação ao tempo gasto em fevereiro de 2005.
Já os usuários com linha discada
ficaram menos da metade do
tempo -só nove horas e 41 minutos, alta de 9,4% ante o dado do
mesmo mês do ano passado.
A média de tempo on-line de todos os internautas foi de 17 horas
e 33 minutos. Tanto a média geral
quanto a dos internautas com
banda larga e linha discada são recordes entre todos os países pesquisados pela NetRatings.
"O cliente que procura a banda
larga tem de 25 a 35 anos e quer
acessar os conteúdos "on demand", estar conectado a comunidades e ao entretenimento on-line", diz Márcio Carvalho, diretor
de produtos e serviços da NET,
provedora de banda larga e TV
por assinatura.
"A banda larga é o produto da
moda, com a televisão de plasma.
O aumento da procura por esse tipo de conexão tem a ver com o
próprio aumento do número de
computadores nas residências",
diz Vito Chiarella Neto, diretor
comercial da TVA.
Concorrência
Outro fator que ajudou na expansão da banda larga foi o aumento da concorrência das empresas que oferecem o serviço e o
barateamento dos planos.
"As empresas estão investindo
em marketing para mostrar ao
cliente as facilidades e os preços
dos planos de banda larga e também criaram planos mais interessantes", diz José Calazans, do Ibope/NetRatings.
"A disputa de preços entre as
provedoras de banda larga contribuiu para a expansão. Vamos ver
um salto em 2006 e em 2007 no
uso da tecnologia", diz Cid Torquato, executivo da Camara-e.net
(Câmara Brasileira de Comércio
Eletrônico).
Torquato diz que a facilidade de
uso da conexão de banda larga e o
fato de os usuários ficarem mais
tempo navegando têm conseqüências importantes para os negócios on-line. "Cerca de 80% dos
que compram na web têm banda
larga, e quem tem a conexão compra quatro vezes mais do que os
que não têm."
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