São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Bovespa se anima com fortes altas de Nasdaq e Dow Jones; risco-Brasil cai abaixo dos 900 pontos

Bolsa segue EUA e sobe; risco-país cai 0,88%

DA REPORTAGEM LOCAL

Na falta de notícias, a Bovespa seguiu a euforia dos mercados norte-americanos e fechou com alta de 2,22% -foi a primeira valorização desta semana.
As Bolsas dos Estados Unidos tiveram fortes altas ontem. O índice Dow Jones subiu 3,1% e a Nasdaq, que reúne as ações de empresas de tecnologia, se valorizou em 7,78%. O motivo foram os resultados melhores do que o esperado apresentados pela Cisco Systems.
Favoreceu a alta o fato de o Ibovespa ter caído a seu menor nível em seis meses na terça-feira. Com as ações a preço baixo, as tesourarias dos bancos optaram por ir às compras. O destaque de alta do dia foram os papéis do setor de telecomunicações, cujas ações se desvalorizam há meses.
Os papéis ordinários da Tele Celular Sul subiram 7,7%, a maior alta do dia. Em seguida veio Telemig PN, com alta de 7,6%.
Os C-Bonds, títulos da dívida externa brasileira, caíram mais 0,48% ontem. "O que está fazendo os papéis do Brasil se desvalorizarem é a queda da produção industrial do país, o que coloca em dúvida a recuperação da economia", afirmou à agência Reuters Christian Stracke, estrategista para mercados emergentes da CreditSights, uma empresa de pesquisa de Wall Street. A Reuters também afirmou ontem que não foram os investidores internacionais -mas os domésticos- que intensificaram a deterioração recente dos C-Bonds. O risco-país, medido pelo JP Morgan, caiu 0,88%, para 898 pontos.
O dólar fechou cotado a R$ 2,439, em leve alta de 0,37%.
Segundo analistas, a tendência da moeda norte-americana é de alta, já que a procura por "hedge" (proteção cambial) é crescente.
Hoje o mercado deverá voltar a ter um dia tenso. Uma realização de lucros, em especial nos EUA, deverá ser natural. Além disso, com a aproximação do final de semana, começam a surgir boatos e especulações sobre possíveis reportagens-denúncia das revistas semanais.
Também deverá ser divulgada até domingo nova pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais. A sondagem ainda está em curso, mas já há especulação no mercado de que ela apontaria a queda de José Serra (PSDB) para o quarto lugar na preferência do eleitorado, em consequência das denúncias contra Ricardo Sérgio. (ANA PAULA RAGAZZI)


Texto Anterior: Ministério da Agricultura proíbe a importação de frutas do país vizinho
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.