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Leasing é o mais usado na compra de veículos
Modalidade atraiu 35% dos clientes
no primeiro trimestre, segundo Anef
Aumento de IOF no crédito direto ao consumidor causa mudança; prazo médio dos financiamentos totais aumenta para 42 meses
TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO
Com a indústria automobilística comemorando sucessivos recordes, o leasing passou a
ser a modalidade de pagamento
mais usada na compra de veículos. No acumulado do primeiro
trimestre do ano, essa foi a opção de 35% dos clientes, considerando consumidores e empresas. No mesmo período de
2007, eram 21%, e, no acumulado do ano passado, 30%
Os números são da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), que compilou os dados de
todo o setor bancário.
Um dos motivos desse crescimento é a migração do financiamento por meio de CDC
(Crédito Direto ao Consumidor), que se tornou menos atrativo neste ano com o aumento
da alíquota de IOF (Imposto
sobre Operações Financeiras).
Essa modalidade, que foi a
escolhida em 43% das vendas
no primeiro trimestre do ano
passado, caiu para 31%. As
compras à vista se mantiveram
no mesmo patamar, passando
de 31% para 30%.
De acordo com a Abel (Associação Brasileira das Empresas
de Leasing), 86,1% dos bens arrendados eram veículos em fevereiro, último dado disponível, seguido de longe por máquinas e equipamentos
(10,5%). No mesmo mês do ano
passado, eram 80,4% e 15,7%,
respectivamente.
Os dados da Anef mostram
ainda que a participação do leasing para pessoas físicas também vem crescendo. Em 2007,
representavam 42,8% da carteira da modalidade, número
que subiu para 47,4% nos primeiros três meses deste ano.
Na opinião de Luiz Montenegro, presidente da associação,
se as condições de mercado forem mantidas, a tendência é
que as operações de leasing
cresçam ainda mais ao longo do
ano. Por considerar as duas
operações semelhantes, o executivo aconselha o consumidor
a observar o valor das parcelas e
o CET (Custo Efetivo Total) para fazer a melhor escolha.
Considerando apenas a aquisição de veículos por pessoas físicas, as carteiras de financiamento (CDC) e o leasing somaram ao final de março R$ 120
bilhões, com um crescimento
de 43,9% em relação ao mesmo
período em 2007. Desse total, o
CDC respondeu por R$ 83,7 bilhões -alta de 24,9%- e o leasing ficou com R$ 36,3 bilhões,
com expansão de 121,3%. Com
o salto, passou a responder por
30,2% do saldo total das carteiras no final do trimestre, contra
19,7% em março de 2007.
Sérgio Reze, presidente da
Fenabrave (federação das concessionárias), afirma que todas
as opções são apresentadas aos
consumidores, pois o objetivo
"é não perder o negócio", mas
revela que há clientes que não
escolhem o leasing apenas porque o veículo fica no nome da
empresa durante a operação.
No comparativo com o primeiro trimestre de 2007, os recursos liberados pelo Sistema
Financeiro Nacional para financiamento de veículos tiveram uma pequena queda
(1,65%), passando para R$
14,65 bilhões, também reflexo
da migração para o leasing.
Na análise do prazo de pagamento, a média foi de 42 meses,
contra 39 meses no período anterior. Os planos máximos continuaram em 72 meses.
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