São Paulo, sexta-feira, 09 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA AMERICANA

Inflação dos EUA cai 0,2% no atacado, mas venda do varejo desaponta
Os preços recuaram 0,2% nos atacadistas norte-americanos no mês passado. Com a inflação sob controle, o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) não deverá ter pressa para elevar a taxa de juros, que está em 1,75% ao ano -a menor desde a década de 60. O conselho do Fed se reunirá na próxima semana.
Em junho, o PPI (índice de preços ao produtor, na sigla em inglês) havia crescido 0,1%. Nos 12 meses encerrados em julho, os preços no atacado mostram um recuo de 1,1%.
O núcleo da inflação (excluindo as categorias alimentos e energia) recuou 0,3% no mês passado. Trata-se da maior retração em nove meses.
As vendas no varejo, por outro lado, mostraram um fraco desempenho em julho, de acordo com os resultados das principais redes. Os consumidores teriam perdido o ímpeto consumista, por causa da má situação no mercado de trabalho e da retração nas Bolsas.
"As vendas de julho foram fracas. As pessoas estão comprando o que precisam, não o que gostariam", disse o analista Kurt Barnard. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Teles: Anatel amplia área de atuação de 2 empresas
Próximo Texto: Energia: Leilão deve chegar a R$ 5 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.