São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

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TAM ultrapassa Varig em vôo ao exterior

No mercado doméstico, empresa aérea em crise também perde participação no mercado e cai para 4º lugar, atrás da BRA

Número de passageiros transportados pela Varig em vôos internacionais recua 78% em julho; no mercado interno, a queda é de 86%


JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

A TAM assumiu a liderança no transporte de passageiros em vôos internacionais pela primeira vez na história da aviação brasileira, segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em julho, a empresa representou 52,64% do total de passageiros transportados em linhas internacionais. Em igual período de 2005, eram 20,73%. Os dados da agência consideram apenas o desempenho das companhias brasileiras.
Segundo Paulo Sampaio, consultor em aviação, a liderança da TAM pode ser atribuída à crise da Varig. Em julho, o número de passageiros transportados pela companhia caiu 78,2% nos vôos ao exterior. "É a primeira vez em 45 anos que a Varig perde o primeiro lugar."
A Varig representou 29,96% dos passageiros transportados em linhas internacionais em julho. Segundo Sampaio, caso a empresa mantenha vôos apenas para Frankfurt e Buenos Aires até o fim do ano, deve manter a segunda colocação.
A Gol ficou em terceiro lugar, com 10,92%. Em julho de 2005, representava 2%. A BRA ficou em quarto lugar, com 6,02%.
Em mês de férias, a taxa de ocupação da TAM nos vôos internacionais foi de 85%, acima da média do mercado, de 81%.
A crise da Varig, que cancelou a maioria dos vôos, afetou o desempenho do setor. O número de passageiros caiu 45,6% nos vôos internacionais.

Mercado doméstico
Os efeitos da crise atingiram também o mercado doméstico. O número de passageiros transportados caiu 0,9% em julho. "Embora TAM e Gol tenham aumentando muito a oferta, não foi suficiente para suprir o que a Varig deixou de atender", afirmou Sampaio. No ano, o setor cresceu 17,3%.
No auge da crise de cancelamento de vôos, a participação da Varig no mercado doméstico caiu para 3,54% em julho. A empresa ficou em quarto lugar, atrás da BRA, que respondeu por 4,38% do mercado. Em julho do ano passado, a Varig representava 24,79% do total de passageiros transportados. Em números absolutos, a Varig transportou 129.084 passageiros, um número 85,8% menor do que em julho de 2005.
A TAM expandiu sua participação no mercado doméstico e já representa 51,22% dos passageiros transportados. Em julho de 2005, a TAM respondia por 41,77% do total de passageiros.
"O retrato da Varig em julho não diz muito sobre a tendência futura do mercado, é preciso observar quantos aviões ela vai voltar a operar e a condição de entrada de novas empresas", disse Cleveland Prates, da FGV (Fundação Getulio Vargas). Para ele, ainda não é possível prever se a concentração do mercado doméstico em duas empresas trará conseqüências ao consumidor, como o aumento dos preços das passagens.
A Gol aumentou sua participação de 24,71% em julho de 2005 para 36,0% em julho deste ano. Juntas, TAM e Gol transportaram 87,23% dos passageiros em vôos domésticos.


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