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TAM ultrapassa Varig em vôo ao exterior
No mercado doméstico, empresa aérea em crise também perde participação no mercado e cai para 4º lugar, atrás da BRA
Número de passageiros transportados pela Varig em vôos internacionais recua 78% em julho; no mercado interno, a queda é de 86%
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
A TAM assumiu a liderança
no transporte de passageiros
em vôos internacionais pela
primeira vez na história da
aviação brasileira, segundo dados divulgados pela Anac
(Agência Nacional de Aviação
Civil). Em julho, a empresa representou 52,64% do total de
passageiros transportados em
linhas internacionais. Em igual
período de 2005, eram 20,73%.
Os dados da agência consideram apenas o desempenho das
companhias brasileiras.
Segundo Paulo Sampaio,
consultor em aviação, a liderança da TAM pode ser atribuída à crise da Varig. Em julho, o
número de passageiros transportados pela companhia caiu
78,2% nos vôos ao exterior. "É a
primeira vez em 45 anos que a
Varig perde o primeiro lugar."
A Varig representou 29,96%
dos passageiros transportados
em linhas internacionais em
julho. Segundo Sampaio, caso a
empresa mantenha vôos apenas para Frankfurt e Buenos
Aires até o fim do ano, deve
manter a segunda colocação.
A Gol ficou em terceiro lugar,
com 10,92%. Em julho de 2005,
representava 2%. A BRA ficou
em quarto lugar, com 6,02%.
Em mês de férias, a taxa de
ocupação da TAM nos vôos internacionais foi de 85%, acima
da média do mercado, de 81%.
A crise da Varig, que cancelou a maioria dos vôos, afetou o
desempenho do setor. O número de passageiros caiu 45,6%
nos vôos internacionais.
Mercado doméstico
Os efeitos da crise atingiram
também o mercado doméstico.
O número de passageiros
transportados caiu 0,9% em julho. "Embora TAM e Gol tenham aumentando muito a
oferta, não foi suficiente para
suprir o que a Varig deixou de
atender", afirmou Sampaio. No
ano, o setor cresceu 17,3%.
No auge da crise de cancelamento de vôos, a participação
da Varig no mercado doméstico
caiu para 3,54% em julho. A
empresa ficou em quarto lugar,
atrás da BRA, que respondeu
por 4,38% do mercado. Em julho do ano passado, a Varig representava 24,79% do total de
passageiros transportados. Em
números absolutos, a Varig
transportou 129.084 passageiros, um número 85,8% menor
do que em julho de 2005.
A TAM expandiu sua participação no mercado doméstico e
já representa 51,22% dos passageiros transportados. Em julho
de 2005, a TAM respondia por
41,77% do total de passageiros.
"O retrato da Varig em julho
não diz muito sobre a tendência futura do mercado, é preciso observar quantos aviões ela
vai voltar a operar e a condição
de entrada de novas empresas",
disse Cleveland Prates, da FGV
(Fundação Getulio Vargas). Para ele, ainda não é possível prever se a concentração do mercado doméstico em duas empresas trará conseqüências ao
consumidor, como o aumento
dos preços das passagens.
A Gol aumentou sua participação de 24,71% em julho de
2005 para 36,0% em julho deste ano. Juntas, TAM e Gol
transportaram 87,23% dos passageiros em vôos domésticos.
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