São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2004

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CRISE NO AR

Dados do DAC mostram queda na qualidade do serviço aos passageiros da empresa, envolta em crise financeira

Vasp tem mais atrasos e menos partidas

MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL

As paralisações de pilotos e comissários e a redução da frota, que fez a companhia aérea reestruturar sua malha, fizeram despencar a qualidade do serviço prestado pela Vasp ao consumidor no mês de setembro.
Dados do DAC (Departamento de Aviação Civil) mostram que boa parte dos vôos foi cancelada no mês passado. Os que partiram como programado atrasaram mais do que os de agosto.
O índice de regularidade calculado pelo órgão, que regulamenta o setor aéreo no Brasil, aponta que apenas 67% das decolagens previstas da Vasp em setembro aconteceram. No mês retrasado, o percentual foi de 89%.
O índice de pontualidade, ou seja, o percentual de vôos que partiram no horário programado, foi de 77%; em agosto, havia sido de 85%. Esse indicador vem em queda desde março deste ano, quando o percentual foi de 95%.
A próxima quarta-feira, dia 13, é a data limite estipulada pela Infraero para que a companhia, que tem uma dívida acumulada de R$ 11 milhões em taxas aeroportuárias, passe a pagar suas obrigações antecipadamente. Caso contrário, diz a estatal, a Vasp não decola.
A companhia, que tem 8,6% do mercado, realizou uma reestruturação de sua malha nas últimas semanas -segundo o DAC, a redução na oferta foi de 30%. Até o dia 18, a aérea deixará gradativamente de voar para Campinas, Londrina, Ilhéus, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Florianópolis e Corumbá.
Ontem, as operadoras de turismo receberam a nova malha da empresa. De acordo com o Procon, o passageiro que tiver problemas com cancelamento ou atraso de vôos deve procurar o DAC, dentro do aeroporto, e o balcão de embarque da empresa e registrar queixa, pedindo um número de protocolo.
A companhia tem o dever de providenciar outro vôo para o passageiro e embarcá-lo em outra empresa -ou devolver o valor pago pelo bilhete.
Em caso de dano moral por não-comparecimento ao destino no horário programado, o consumidor tem o direito de entrar na Justiça exigindo ressarcimento.
Para evitar mais transtornos, os passageiros que têm vôos pela companhia aérea marcados para hoje devem ligar para o aeroporto de Congonhas (0/ xx/11/5090-9000) ou Guarulhos (0/xx/11/ 6445-2945) para confirmá-los.

Desencontros
Ontem, pelo terceiro dia consecutivo, oficiais de Justiça tentaram notificar a companhia aérea do pedido de falência feito pela GE (General Electric) por conta de débitos de R$ 9 milhões referentes à manutenção de turbinas. De novo, nenhum representante legal da empresa foi encontrado.
Em 180 dias a Vasp precisará comprovar que está em dia com a Receita e a Previdência e demonstrar que a companhia está equilibrada financeiramente para poder continuar a voar.
A exigência consta de portaria publicada ontem no "Diário Oficial" da União, que prorrogou por mais seis meses o contrato de concessão da companhia. No mês passado, a Varig havia negociado com o governo o mesmo direito.
"As situações não estão totalmente esclarecidas. Se estivessem totalmente esclarecidas, teríamos renovado por 15 anos", disse o ministro da Defesa, José Viegas, ao justificar a extensão do contrato por apenas mais seis meses.


Colaborou a Sucursal de Brasília


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