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CRISE NO AR
Dados do DAC mostram queda na qualidade do serviço aos passageiros da empresa, envolta em crise financeira
Vasp tem mais atrasos e menos partidas
MAELI PRADO
DA REPORTAGEM LOCAL
As paralisações de pilotos e comissários e a redução da frota,
que fez a companhia aérea reestruturar sua malha, fizeram despencar a qualidade do serviço
prestado pela Vasp ao consumidor no mês de setembro.
Dados do DAC (Departamento
de Aviação Civil) mostram que
boa parte dos vôos foi cancelada
no mês passado. Os que partiram
como programado atrasaram
mais do que os de agosto.
O índice de regularidade calculado pelo órgão, que regulamenta
o setor aéreo no Brasil, aponta
que apenas 67% das decolagens
previstas da Vasp em setembro
aconteceram. No mês retrasado, o
percentual foi de 89%.
O índice de pontualidade, ou seja, o percentual de vôos que partiram no horário programado, foi
de 77%; em agosto, havia sido de
85%. Esse indicador vem em queda desde março deste ano, quando o percentual foi de 95%.
A próxima quarta-feira, dia 13, é
a data limite estipulada pela Infraero para que a companhia, que
tem uma dívida acumulada de R$
11 milhões em taxas aeroportuárias, passe a pagar suas obrigações
antecipadamente. Caso contrário,
diz a estatal, a Vasp não decola.
A companhia, que tem 8,6% do
mercado, realizou uma reestruturação de sua malha nas últimas
semanas -segundo o DAC, a redução na oferta foi de 30%. Até o
dia 18, a aérea deixará gradativamente de voar para Campinas,
Londrina, Ilhéus, Ribeirão Preto,
São José do Rio Preto, Florianópolis e Corumbá.
Ontem, as operadoras de turismo receberam a nova malha da
empresa. De acordo com o Procon, o passageiro que tiver problemas com cancelamento ou
atraso de vôos deve procurar o
DAC, dentro do aeroporto, e o
balcão de embarque da empresa e
registrar queixa, pedindo um número de protocolo.
A companhia tem o dever de
providenciar outro vôo para o
passageiro e embarcá-lo em outra
empresa -ou devolver o valor
pago pelo bilhete.
Em caso de dano moral por
não-comparecimento ao destino
no horário programado, o consumidor tem o direito de entrar na
Justiça exigindo ressarcimento.
Para evitar mais transtornos, os
passageiros que têm vôos pela
companhia aérea marcados para
hoje devem ligar para o aeroporto
de Congonhas (0/ xx/11/5090-9000) ou Guarulhos (0/xx/11/
6445-2945) para confirmá-los.
Desencontros
Ontem, pelo terceiro dia consecutivo, oficiais de Justiça tentaram notificar a companhia aérea
do pedido de falência feito pela
GE (General Electric) por conta
de débitos de R$ 9 milhões referentes à manutenção de turbinas.
De novo, nenhum representante
legal da empresa foi encontrado.
Em 180 dias a Vasp precisará
comprovar que está em dia com a
Receita e a Previdência e demonstrar que a companhia está equilibrada financeiramente para poder continuar a voar.
A exigência consta de portaria
publicada ontem no "Diário Oficial" da União, que prorrogou por
mais seis meses o contrato de
concessão da companhia. No mês
passado, a Varig havia negociado
com o governo o mesmo direito.
"As situações não estão totalmente esclarecidas. Se estivessem
totalmente esclarecidas, teríamos
renovado por 15 anos", disse o
ministro da Defesa, José Viegas,
ao justificar a extensão do contrato por apenas mais seis meses.
Colaborou a Sucursal de Brasília
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