São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIS vê AL menos vulnerável à queda do crédito

DA BLOOMBERG

Os países da América Latina são menos vulneráveis à crise do crédito do que as nações do Leste Europeu, que dependem de recursos dos bancos estrangeiros, disse o Banco de Compensações Internacionais (BIS, pela sigla em inglês).
A Polônia e a República Tcheca decuplicaram sua tomada de empréstimos nos bancos internacionais desde 2000, disse o banco, sediado na Basiléia, Suíça, em seu relatório trimestral divulgado ontem. O crédito dos bancos estrangeiros cresceu a um ritmo mais desacelerado ou caiu, em alguns casos, na América Latina, e a dívida da Argentina a bancos internacionais corresponde atualmente, por exemplo, a 50% de seu nível de 2001.
""Os mercados emergentes podem se mostrar vulneráveis, já que a redução do crédito bancário externo terá impacto negativo na economia real desses países, principalmente dos que tiveram grande dependência dos recursos dos bancos que ficaram no olho do furacão", escreveram Patrick McGuire e Nikola Tarashev, analistas do Banco de Compensações Internacionais.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: BC deve manter Selic em 13,75%, prevê mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.