São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras faz descoberta em novo bloco

SAMANTHA LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras encontrou indícios de petróleo em um bloco no pré-sal da bacia de Santos onde não havia sido informada nenhuma descoberta até agora. A nova área em que foi encontrado petróleo, a BM-S-17, está a sudoeste de Tupi, um pouco mais afastada das áreas já perfuradas no litoral de SP.
O resultado da perfuração desse poço, o primeiro nesse bloco, foi notificada à ANP (Agência Nacional do Petróleo) no dia 30 de novembro, mas, diferentemente do comportamento padrão das últimas descobertas, a empresa não divulgou comunicado na área de seu site dedicada aos investidores.
A Petrobras confirmou a nova descoberta, mas disse que ainda está em testes, por isso não teria emitido comunicado. Segundo levantamento da Folha no site da empresa, das 11 notificações de descoberta de petróleo ou gás desde 2008, esta seria a segunda vez em que a empresa não fez a divulgação imediata. A outra foi em 6 de março de 2008, quando achou indícios na área chamada Bem-te-vi (BM-S-8).
O BM-S-17 é o único bloco do pré-sal da bacia de Santos que a Petrobras explora sozinha. A área foi arrematada no leilão realizado pela ANP em 2001 -tendo sido perfurada pela primeira vez, portanto, oito anos depois, em novembro passado.

Tupi
Nos primeiros dias de retomada do teste de produção de petróleo no bloco de Tupi, a Petrobras conseguiu, enfim, superar a meta inicial de 15 mil barris. A produção foi retomada em 5 de setembro, depois de quase dois meses parada por problemas de corrosão em equipamentos.
Reportagem da Folha revelou, em 31 de agosto, que, nos dois primeiros meses em que Tupi produziu, a média nunca havia superado os 15 mil barris diários previstos para a fase de testes. Na ocasião, alegou que o objetivo do teste não era maximizar a produção, mas sim "conhecer melhor o pré-sal".
Dados da ANP mostram que, em setembro, a produção em Tupi foi de 489 mil barris de óleo e 110 mil barris de gás, o que dá uma média de 23 mil barris de produção por dia. A Petrobras informou ontem que testes confirmaram o potencial do campo de Iara, na camada pré-sal da bacia de Santos.
Em Iara, a Petrobras havia anunciado ter encontrado entre 3 e 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Tupi, o campo com maior potencial já conhecido do pré-sal, possui estimativa de reservas de 5 a 8 bilhões de óleo equivalente recuperáveis.


Texto Anterior: Governo consegue fechar acordo para votar pré-sal
Próximo Texto: Capitalização: Estatal não deve fazer novas emissões de títulos em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.