São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Ao menos por ora, não há risco de moratória

DO "FINANCIAL TIMES"

Os rumores vinham circulando há semanas, mas o rebaixamento da classificação da dívida soberana da Grécia pela Fitch, para o grau BBB + com viés de baixa, ainda assim causou choque, com a queda das Bolsas pelo mundo.
Os títulos do governo grego, despencaram. Em resumo, os investidores estavam imaginando por quanto tempo os bancos gregos seriam capazes de financiar seus ativos -entre os quais, aquisições de títulos do governo grego. Isso se deve ao fato de que, no momento, o BCE (Banco Central Europeu) requer que os ativos usados como caução em suas operações de crédito tenham classificação superior a BBB-.
Caso outras agências de classificação de crédito sigam o exemplo da Fitch -e a Standard & Poor's inclui os títulos gregos em sua lista de papéis sujeitos a rebaixamento-, os títulos do governo grego não poderiam mais ser usados como caução para empréstimos junto ao BCE. Os bancos gregos ficariam ainda mais expostos .
Em caso de necessidade, Atenas também teria perdido uma importante fonte de financiamento, já que os títulos do governo respondem por cerca de 10% dos ativos dos bancos da Grécia. Ainda assim, isso continua a ser mais drama que tragédia, por enquanto. Não há moratória à vista.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Dubai diz que precisa de mais do que 6 meses
Próximo Texto: Mercosul: Cristina Kirchner desafia Lula a discutir protecionismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.