UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Calmaria
O mercado de refrigerantes ficou praticamente parado no ano passado. A participação da Coca-Cola passou de 50,3% em 2001 para 50,4% em 2002; a da AmBev subiu de 17,1% para 17,2%; e a das demais marcas caiu de 32,6% para 32,4%.

Transferência
A Pepsi Twist, lançada em 2002, fechou dezembro com 1,2% de participação no mercado. A versão com limão "bebeu" parte da marca-mãe: a participação da Pepsi encolheu de 3,7%, em dezembro de 2001, para 3,3% no último mês de 2002.

Pé no freio
O Índice de Preços de Medicamentos (Fipe) registrou aumento de 0,46% no mês de janeiro. Para Basilia Aguirre, coordenadora da pesquisa, foi um bom resultado, perto da alta de 6,95% registrada em dezembro.

Próxima rodada
Em março, os fabricantes de medicamentos sentam-se à mesa com o novo governo para discutir o cronograma de reajustes. Até lá, segundo a Anvisa, os preços devem ficar congelados.

Retorno
Os investimentos em marketing esportivo no voleibol renderam ao Banco do Brasil uma receita de R$ 11 milhões com as vendas nos eventos esportivos.

Sem crise
A rede de distribuidores Ford aumentou em 18,6% suas vendas em 2002 e fechou o ano com uma participação de 9,9% do mercado. A Abradif (associação do setor) estima uma aumento de até 30%, nos próximos seis meses, por conta dos lançamentos a partir de março.

Fatia
Do faturamento total do setor de seguros, o Estado de São Paulo continua com a maior fatia e aumentou a sua participação de 51,06%, em 2001, para 55% no ano passado, segundo a Susep.

Receita...
João Carlos Basílio, da Abihpec (associação da indústria de higiene e cosméticos) encontrou-se com Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) na semana passada para apresentar os resultados do setor.

...de exportação
A indústria brasileira de higiene e cosméticos, que em 2001 teve um déficit de US$ 24 milhões em sua balança comercial, fechou o ano passado com um superávit de US$ 36 milhões. Neste ano, as exportações devem crescer 20%.

Na frente
O Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, fechou janeiro com o total de 340 mil clientes, quase metade dos 695 mil assinantes de serviços de internet rápida no Brasil.

Alta temporada
Mais de 250 mil pessoas passaram pelo shopping de verão Casa Grande Boulevard Mall, no Guarujá. Em seus 32 dias de funcionamento, o empreendimento faturou R$ 20 milhões.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Aposta alta

O uso da meta de inflação de 8,5% nas negociações salariais é uma opção para barrar o crescimento inflacionário futuro, avalia Sérgio Mendonça, do Dieese. Em vez de usar como parâmetro nas discussões os índices da inflação passada, o trabalho com um índice futuro menor ajudaria a romper a inércia da inflação nos próximos meses. "O problema é acreditar que efetivamente haverá essa meta." Até o início do ano, avaliava-se que a alta dos preços, nos últimos meses de 2002, era resultado de uma bolha inflacionária decorrente da alta do câmbio. "A bolha, porém, se alongou, e a inflação permanece alta", diz Mendonça. Aceitar reajustes salariais com base na inflação futura pode significar uma aposta cara para os empregados.



Próximo Texto: Dólarduto: Lucros e dividendos tiram US$ 1 tri da AL
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.