São Paulo, Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editorial sugere fim de moedas


O jornal norte-americano "The Wall Street Journal" publicou ontem um editorial em que defende a existência de apenas três moedas -o dólar, o euro e o iene.
O editorial, assinado por Joseph Leddet, diz que a existência das pequenas moedas não é necessária e que a desvalorização do real é um exemplo dos problemas enfrentados hoje pelas divisas no mercado internacional.
A sugestão do editorial é que as pequenas moedas devem ser retiradas do mercado e "substituídas, país por país, dependendo de sua proximidade geográfica, econômica e política".
O mesmo regime foi sugerido recentemente pelo presidente da Argentina, Carlos Menem, acrescenta o jornal.
O arranjo certamente não refletiria as realidades econômicas dos países, observa o jornal. Mas os maiores obstáculos para a adoção desse regime, de acordo com o editorial, são políticos.
O "Wall Street" afirma que os países podem resistir a ter de perder a sua soberania, mas os líderes teriam de escolher se preferem essa alternativa ou "viver num mundo de crise financeira periódica".


Texto Anterior: Flutuação suja: Governo tem de vender dólares, diz ING
Próximo Texto: Cenários: Juro real poderá ficar entre 10% e 12%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.