São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Cartel...
O Ministério Público de São Paulo denunciou ontem, na Justiça, 16 executivos do setor de pedras britadas por formação de cartel. Entre os denunciados, há executivos de distribuidoras, fornecedoras e membros do sindicato das indústrias do setor.

...na brita
A investigação vinha sendo feita pela SDE (Secretaria de Direito Econômico), que conseguiu provas em operações de busca e apreensão. Foi a primeira vez, em 40 anos, que a secretaria realizou essas operações durante uma investigação.

Cartão corporativo
A American Express registrou um crescimento de 33% no volume de transações dos cartões corporativos no segundo semestre de 2003 sobre os primeiros seis meses do mesmo ano.

Otimismo
Os empresários da construção civil avaliaram o item relativo a "perspectivas de desempenho" com nota 49,2 na pesquisa do Sinduscon-SP de fevereiro deste ano. Em novembro passado, a nota havia sido 43,6. Os dados são da 18ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção, que a entidade divulga hoje.

No sindicato
A Bovespa dará, a partir de hoje, no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, um curso de introdução ao mercado de capitais. O curso, que vai até sexta, faz parte do projeto de popularização da Bolsa. A iniciativa é o resultado da parceria entre a Bovespa e a CGT.

Na beira do rio
A Gafisa e a RN lançam hoje, em Manaus, o Riviera de Ponta Negra. O condomínio fica à beira do rio Negro.

Campus
O Senac São Paulo inaugura neste mês o primeiro campus da instituição. Foram investidos R$ 60 milhões no empreendimento, que deve receber 1.400 alunos dos cursos de turismo e hotelaria, moda e gestão ambiental.

Em Belo Horizonte
Ray G. Young, presidente da GM do Brasil, participa hoje, em Belo Horizonte, de um seminário fechado da Localiza e seus franqueados na América Latina. Na pauta, novos contratos.

Administrando a festa
As agremiações carnavalescas de Olinda participam, no sábado, de um seminário de capacitação para profissionalização administrativa, desenvolvido pela Fastmind e pelo Sebrae-PE. Cerca de 90% das quase 300 entidades não possuem conta bancária e desconhecem as leis de incentivo à cultura.

Troca no comando
Fernando Barbosa de Oliveira será o novo presidente da Brasilveículos, seguradora do BB em parceria com a SulAmérica Seguros. Oliveira substitui Antônio Luiz Rios da Silva, que assume a presidência da Visanet.

Para a África
A General Brands fechou contratos de US$ 500 mil para levar o refresco em pó Camp para Moçambique e Senegal.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

"Default" seletivo

Depois do "default" que a Argentina aplicou nos credores privados, o acordo que o país firmou ontem com o FMI é, entre as alternativas, a mais inteligente, segundo Alexandre Póvoa, economista do Banco Modal. Deixar de pagar um organismo de administração pública internacional tornaria o país politicamente mais fragilizado, de acordo com Póvoa. Evitar essa fragilização compensa o risco de o pagamento ao FMI ensejar uma enxurrada de ações judiciais dos credores privados. Segundo ele, como a situação não é extrema e o país dispõe de reservas, é melhor realizar o "default" seletivamente, apesar de que a melhor situação seria realizar todos os pagamentos.


Próximo Texto: Na última hora: Argentina chega a acordo e evita calote
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.