UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, novo negócio resulta em monopólio

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV paga via satélite no Brasil passará a ser praticamente um monopólio do empresário australiano Rupert Murdoch com a aquisição da DirecTV. Isso se o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovar o negócio no país.
A News Corporation, de Murdoch, administra desde 2002 a Sky (que também tem entre seus sócios as Organizações Globo), maior concorrente da DirecTV no Brasil. Com a aquisição dessa empresa, o magnata passa a deter 95% de um mercado que movimenta cerca de R$ 65 milhões por mês e tem 1,3 milhão de assinantes.
A terceira empresa que atua no setor de TV paga via satélite é a Tecsat, de São José dos Campos, no interior paulista. Ela possui apenas cerca de 55 mil clientes.
O Cade diz que a compra da DirecTV Latin America (braço da DirecTV no continente) por Murdoch terá de ser aprovada pela agência, pois o negócio envolve mais de 20% do mercado no país.
Para o diretor de novos negócios da Tecsat, Paulo Hisse de Castro, Murdoch deve unir as operações da Sky e da DirecTV, a fim de cortar custos. Ele afirma que já foi afetado por acordos de exclusividade da DirecTV e também da Sky com canais como a HBO e Globo News.


Texto Anterior: Império da mídia: Murdoch compra a DirecTV por US$ 6,6 bi
Próximo Texto: Crédito popular: Governo estuda dar subsídio para a baixa renda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.