|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
No Brasil, novo negócio resulta em monopólio
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
A TV paga via satélite no
Brasil passará a ser praticamente um monopólio do
empresário australiano Rupert Murdoch com a aquisição da DirecTV. Isso se o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)
aprovar o negócio no país.
A News Corporation, de
Murdoch, administra desde
2002 a Sky (que também tem
entre seus sócios as Organizações Globo), maior concorrente da DirecTV no Brasil. Com a aquisição dessa
empresa, o magnata passa a
deter 95% de um mercado
que movimenta cerca de R$
65 milhões por mês e tem 1,3
milhão de assinantes.
A terceira empresa que
atua no setor de TV paga via
satélite é a Tecsat, de São José dos Campos, no interior
paulista. Ela possui apenas
cerca de 55 mil clientes.
O Cade diz que a compra
da DirecTV Latin America
(braço da DirecTV no continente) por Murdoch terá de
ser aprovada pela agência,
pois o negócio envolve mais
de 20% do mercado no país.
Para o diretor de novos negócios da Tecsat, Paulo Hisse de Castro, Murdoch deve
unir as operações da Sky e da
DirecTV, a fim de cortar custos. Ele afirma que já foi afetado por acordos de exclusividade da DirecTV e também da Sky com canais como a HBO e Globo News.
Texto Anterior: Império da mídia: Murdoch compra a DirecTV por US$ 6,6 bi Próximo Texto: Crédito popular: Governo estuda dar subsídio para a baixa renda Índice
|