São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsas asiáticas caem e levam européias

DA REDAÇÃO

As principais Bolsas européias e asiáticas fecharam em queda ontem, refletindo o recuo da Nasdaq na segunda-feira.
As telecomunicações derrubaram os principais mercados, aparecendo como um sintoma de instabilidade da chamada "nova economia": Londres (-1,49%), Frankfurt (-1,72%), Paris (-2,22%), Milão (-1,65%), Tóquio (-1,95%) e Hong Kong (-0,83).
O euro -moeda única de 11 entre 15 países da União Européia- conseguiu se recuperar um pouco e fechou acima do limite psicológico, a US$ 0,9025.
A recuperação da moeda, que já caiu 24% desde o seu lançamento, deveu-se aos comentários que o governo francês fez em sua defesa.
O euro desvalorizado tem sido a alegria dos exportadores europeus. As exportações devem crescer 8,5% em 2000 na União Européia, contra 4,1% em 99, segundo a Comissão Européia.
O Produto Interno Bruto da região deve aumentar 3,4% neste ano, um ritmo mais acentuado do que os 2,1% de 99.
"A queda do euro reforçará as estimativas de crescimento da UE, mas impõe sérios riscos", disse um analista do Goldman Sachs.


Texto Anterior: Bolsas: Bolsa de NY e Nasdaq caem em dia de forte oscilação
Próximo Texto: Panorâmica: Tele Centro Sul lucra R$ 11,8 milhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.