São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País leva castigo e serve de exemplo, diz Ricupero

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário-geral da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), Rubens Ricupero, avalia que, ao não receber recursos externos, a Argentina está sendo "castigada" para servir de exemplo a outros países em desenvolvimento.
O exemplo também se aplicará aos bancos, que passarão a ter mais cuidado com seus investimentos, segundo ele. Ricupero avalia que esse castigo é exagerado e poderá afetar o Brasil.
"Há um elemento de castigo e punição no que está acontecendo na Argentina. Mas é absolutamente injustificável castigar um povo todo pelos pecados que possam ter sido cometidos por seus dirigentes", afirmou.
Ricupero traçou ontem um quadro sombrio sobre o cenário mundial e afirmou que a globalização está ameaçada pelos acontecimentos recentes. Sua avaliação foi apresentada durante seminário sobre globalização organizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe.
A piora na classificação da dívida brasileira por alguns bancos de investimento, comentou ele, não é resultado apenas das eleições presidenciais, mas de efeitos da crise argentina que ainda poderão acontecer. Um dos efeitos seria o aumento do custo de rolagem das dívidas dos países emergentes.

Cinco fatores
Para o embaixador, as perspectivas mundiais são inquietantes por causa de cinco fatores: 1) a luta contra o terrorismo, que dificulta as relações entre os países, 2) o agravamento da crise do Oriente Médio, 3) a crise argentina e seus impactos, 4) os efeitos do avanço da extrema direita sobre a migração de mão-de-obra, e 5) o recrudescimento do protecionismo nos países que deveriam exercer posição de liderança na abertura comercial.
Sobre o protecionismo, Ricupero citou a aprovação da nova lei de subsídios agrícolas pelo Congresso americano e as cotas de importação de aço, também impostas pelos americanos.



Texto Anterior: Meta de emissão de pesos estourou
Próximo Texto: Panorâmica - FGTS: Desistência de acordo já tem cerca de 2.500
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.