UOL


São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTOU PRODUZINDO MENOS

Exportações estão "salvando a lavoura"

Venda ao exterior equilibra produção

Fabiana Beltramin/Folha Imagem
Horácio Halasz, para quem mercado interno está pior agora


VINICIUS ALBUQUERQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

O fim do verão normalmente afeta a produção de biquínis e moda para ginástica da Litoral Brasil, mas neste ano o ritmo da produção foi ainda mais fraco. Segundo Horácio Halasz, diretor da confecção, o período de abril a maio "sempre foi menor que o primeiro trimestre, mas neste ano o mercado interno está menor que o do ano passado, que já foi ruim".
Halasz registrou queda de 15% em relação ao mesmo período do ano passado na produção para atender o mercado interno. "Comparando o volume produzido em abril e maio deste ano com o mesmo período do ano passado, a produção caiu 15%", diz o diretor da empresa. A fábrica tem capacidade para produzir 30 mil peças.
As exportações são o que tem mantido a atividade de sua empresa relativamente equilibrada. "Meu produto mais forte é o da moda para praia. Como é um produto muito sazonal, eu preciso buscar sol o ano todo. Por isso preciso procurar o mercado externo. Minhas exportações cresceram 40% neste ano, em relação a abril e maio do ano passado."
Halasz abriu sua confecção em 1990. Há cinco anos passou a direcionar 35% de sua produção para o mercado externo. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar as exportações para 50% da produção.
Halasz diz que hoje as exportações estão "salvando a lavoura". Segundo ele, a queda na produção não o obrigou a demitir funcionários. "É o que está mantendo empregos, mantendo a fábrica funcionando. Não precisei mandar ninguém embora justamente por causa da exportação. É o que está suprindo minhas necessidades, para continuar mantendo o quadro de funcionários."


Texto Anterior: Furlan diz que "queda é arrumação da casa"
Próximo Texto: Estou consumindo menos: Ofertas substituem produtos habituais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.