São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papéis norte-americanos caem na pior semana em um ano

DA BLOOMBERG

As ações dos EUA despencaram devido à persistência das preocupações em torno da inflação, concluindo a pior semana do índice Dow Jones de 30 ações industriais do último período de quase um ano, depois que o governo norte-americano disse que os preços dos produtos importados aumentaram o dobro do previsto.
As ações das empresas dos setores industrial, de combustíveis e de insumos caíram, dando continuidade à retração observada ao longo da semana. Os papéis da Exxon Mobil, da General Electric e da 3M sofreram depreciação.
As especulações de que a alta dos preços vai fazer com que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, e outros bancos centrais elevem suas taxas de juros, inibindo o crescimento da economia nesse processo, desencadeou nesta semana a maior queda dos últimos quatro anos já registrada pelos mercados de capitais mundiais.
"Tudo isso é preocupação e perplexidade", disse Franklin Morton, que ajuda a administrar US$ 19 bilhões em ativos na Ariel Capital Management de Chicago. "Os investidores ainda estão tentando entender a inflação e as taxas de juros e querem descobrir o quanto esses dois fatores ainda vão subir. Enquanto não conseguirmos ter um pouco de clareza, os mercados ficarão estáveis ou cairão."
O índice Dow Jones de 30 ações industriais caiu para 10.891,92 pontos, queda de 0,43% em Nova York, o que eleva sua retração desta semana para 2,9%. Ele recuou 3,1% na semana encerrada em 24 de junho de 2005. O índice Nasdaq registrou queda de 0,48%, fechando o dia a 2.135,06 pontos.
O S&P caiu 2,5% nesta semana, pressionado pela preocupação de que a alta das taxas de juros vai lançar a economia e os lucros numa recessão. O índice neutralizou as altas deste ano em pouco tempo.
"As vendas em massa foram exageradas", disse Eric Green, que co-administra US$ 3,5 bilhões em ativos na Penn Capital Management de Cherry Hill, Estado norte-americano de Nova Jersey.


Texto Anterior: Déficit dos EUA é menor que esperado
Próximo Texto: Produtividade dos EUA tem caminho a andar, diz Bernanke
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.