São Paulo, quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Estatal pode suspender subsídio

Petrobras cogita elevar o preço do gás natural

CLARICE SPITZ
FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, admitiu ontem que a estatal planeja reajustar os preços do gás natural. Para isso, a estatal pretende suspender a concessão de descontos para as distribuidoras de gás. Esses subsídios são dados desde 2003.
Essa é apenas uma das medidas que a Petrobras pretende adotar para reduzir o impacto da demanda por gás no país. Gabrielli não disse quando isso deve ocorrer nem qual seria o impacto nos preços. "Ainda estamos conversando com os agentes."
Esta não é a primeira vez que a estatal ameaça cortar os subsídios dos distribuidores de gás. No final de julho, a Petrobras anunciou a redução dos incentivos dos contratos para distribuição do gás boliviano. Essa medida -que representaria aumento de 27%- começaria a valer a partir deste mês.
Poucos dias depois, a estatal voltou atrás e anunciou que iria adiar o reajuste para as distribuidoras que comercializam o gás da Bolívia. O recuo ocorreu após a chiadeira das distribuidoras.
Outra medida que pode ser usada para derrubar a demanda por gás é o incentivo ao uso de bicombustíveis em termelétricas. Até janeiro de 2007, a estatal prevê terminar o processo de conversão da fonte de abastecimento de termelétricas. Essas termelétricas passariam a usar também óleo combustível e diesel.


Texto Anterior: Análise: Retomada americana esconde déficit
Próximo Texto: Petróleo fecha em queda após atingir novo pico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.