São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINERAÇÃO

Vale negocia com a Ásia mais aumento no preço do minério

DA SUCURSAL DO RIO

A Vale admitiu ontem que está negociando com clientes asiáticos um aumento adicional no preço do minério de ferro. O anúncio atendeu a uma determinação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Na semana passada, a companhia havia negado a existência de um reajuste de 20% nos preços para essas siderúrgicas.
Em nota, a Vale afirma que está negociando "em busca de condições mutuamente satisfatórias". A mineradora quer a equiparação de preços com os que são cobrados das siderúrgicas européias. A diferença é de 11% a 11,5% conforme o tipo de minério.
A empresa ressalta que não há garantia de êxito na negociação. Caso obtenha o reajuste, o impacto será inferior a 3% na receita total da Vale no período de 12 meses encerrado em junho deste ano, que somou US$ 35,481 bilhões. Na prática, o efeito na receita seria inferior a US$ 1,064 bilhão.
A China é o principal destino das vendas da Vale. Conforme dados do balanço do segundo trimestre, o país tem uma participação de 17%, seguido do Brasil (16%), do Japão (10,6%) e dos EUA (8,7%). (JANAINA LAGE)


Texto Anterior: Tecnologia: Steve Jobs faz piada sobre sua saúde em lançamento do iPod
Próximo Texto: Energia: Governo de SP cria comissão para pré-sal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.