UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

PPP
Guido Mantega apresentará na próxima terça, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a versão final do projeto do PPP (Parceria Público Privada). Antes de enviar ao Congresso, Mantega quer debater o projeto com os empresários do Conselho.

Avanço
José Augusto Marques, da Abdib (infra-estrutura e indústrias de base), que teve acesso à versão do texto, diz que o principal avanço é se tratar de um projeto ""generalista", que permite que regulações específicas sejam estabelecidas a partir de cada edital de parceria.

Ao pé do ouvido
A Anbid (bancos de investimentos) discute com o BC formas de alongar o prazo de aplicações em fundos via novas vantagens fiscais. A Anbid avalia que o alongamento das aplicações deve ocorrer de forma ""espontânea" -as vantagens fiscais serviriam de indutores.

Em peso
Lula vai presidir a abertura do 23º Enaex (encontro nacional de comércio exterior), em novembro, no Rio. Antonio Palocci Filho (Fazenda), Luiz Furlan (Desenvolvimento), Roberto Rodrigues (Agricultura) e Celso Amorim (Relações Exteriores), além de Henrique Meirelles (BC) e Carlos Lessa (BNDES), participarão dos debates.

Efeito cascata
Julio Avellar (SulAmérica) calcula que a redução do IPI e a queda dos juros fizeram, em setembro, o mercado de seguros de automóveis crescer 15% ante o mesmo mês de 2002.

Namoro na TV
O namoro da ALL TV, canal de TV na internet, com a UniFMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) está prestes a virar casamento.

Imune
Nos oito primeiros meses do ano, o setor têxtil registrou a abertura de 4.000 novos postos de trabalho. A explicação para a melhora no nível de emprego no setor, argumenta Paulo Skaf (Abit), é o aumento de 30% nas exportações de têxteis e confecções neste ano.

Fôlego
Skaf estima que a recuperação da economia no último trimestre e a própria sazonalidade de final de ano devam permitir a abertura de outras 5.000 vagas.

Pirata
Relator da CPI da Pirataria, o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) irá registrar em seu relatório a situação das empresas de Manaus. A fábrica de isqueiros Bic diminuiu pela metade sua produção. A Microservice atribui à pirataria redução de sua produção de CDs em 25 milhões de unidades.

Contrapeso
A produção da indústria de papel, entre janeiro e agosto, foi 0,6% maior que no mesmo período de 2002. As vendas domésticas tiveram queda de 5,5%, segundo a Bracelpa (associação das indústrias). Em contrapartida, as exportações aumentaram 15,4% no período.

Bem-me-quer
Depois das empresas nacionais, as dos EUA são as que mais acessam o portal do exportador, o serviço de informações sobre comércio internacional do Ministério do Desenvolvimento.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Contra-sensos

Ainda que tênue, o atual equilíbrio nos cenários interno e externo pode ser uma chance de real expansão do mercado de capitais. Alexandre Póvoa, do banco Modal, cita como saudáveis o estabelecimento da lei das S.A.s, do ""novo mercado" e a valorização da governança corporativa. Mas diz não haver sentido, em um país que precisa de poupança interna e reinvestimento de lucros, em a legislação isentar de tributos o pagamento de dividendos (a parte a que os acionistas têm direito no lucro da empresa) e impor uma alíquota de 20% do IR sobre os ganhos de capital (a diferença entre o preço da ação no mercado e o valor que o mantenedor pagou por ela). Outro contra-senso, diz Póvoa, é a obrigatoriedade do pagamento de dividendo.


NO MERCADO

Ontem, as taxas de juros projetadas no mercado futuro para abril de 2004, cujos contratos são os mais negociados, continuaram a recuar. A queda foi de 17,83% para 17,77%. O mercado espera juros de 17% no fim do ano, segundo analistas.


FRASE

A Microsoft nunca pagou dividendos, e não consta que algum investidor tenha reclamado


Alexandre Póvoa, banco Modal


NÚMEROS

R$ 211,93
Foi o preço da cesta básica em São Paulo ontem, com queda de 0,59% em sete dias, diz o Procon/Dieese.

19,3%
Foi o aumento nacional no número de falências requeridas em setembro sobre agosto, diz a Equifax.


Próximo Texto: Ano do dragão: IPCA dobra em setembro e bate 8% no ano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.