UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Dow Jones foi ao maior nível desde junho/02 e Nasdaq alcançou patamar de março do ano passado

Bolsas dos EUA fecham em níveis recordes

DA REDAÇÃO

Estimulado por dados positivos do mercado de trabalho e pelos resultados financeiros do portal Yahoo, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York fechou no maior nível desde junho do ano passado. A Nasdaq, Bolsa que reúne ações de empresas de tecnologia, também ganhou força e terminou o dia no maior patamar desde março de 2002.
O Dow subiu 0,51%, aos 9.680,01 pontos. Já a Nasdaq terminou o pregão em 1.911,90 pontos, um avanço de 0,96%.
O mercado de trabalho, um dos pontos mais frágeis na retomada da economia americana, deu mais um sinal ontem de que pode estar se recuperando. O número de pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA recuou 23 mil na semana passada, para 382 mil, de acordo com o Departamento de Trabalho do país. Na semana anterior, houvera 405 mil pedidos iniciais do benefício. Leituras acima de 400 mil novos pedidos indicam retração no setor.
A média das últimas quatro semanas, considerada mais estável, também recuou, para 393,5 mil. Foram 11,5 mil pedidos a menos. Com isso, o número ficou abaixo dos 400 mil pedidos pela primeira vez em seis semanas.
Alguns analistas apontam, no entanto, que a queda se deve mais à passagem do furacão Isabel pelo país, o que teria desestimulado as pessoas a sair de casa, do que a uma melhora consistente no mercado de trabalho.
De qualquer modo, esse é o segundo dado positivo nos últimos dias. Na semana passada, o Departamento de Trabalho havia indicado que o país havia criado 57 mil vagas em setembro.
Além disso, as vendas no varejo também mostraram reação e atingiram o maior nível em 18 meses, indicaram as grandes redes varejistas do país. A Wal-Mart, por exemplo, afirmou que suas vendas subiram 6% no mês passado ante agosto, levando em conta o mesmo número de lojas.
As ações de tecnologia aceleraram o ritmo de alta com os resultados financeiros divulgados ontem pelo portal Yahoo. O lucro líquido da companhia mais do que dobrou no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 65,3 milhões. Os papéis da empresa foram um dos destaques do pregão de ontem, com ganhos acima de 10%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Genoino condena "arroubo" sobre o tema
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.