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Premiado dá aulas na Universidade Columbia para apenas nove alunos
GUSTAVO CHACRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE NOVA YORK
O economista Edmund
Phelps não era, até ontem, dos
professores mais badalados da
Universidade Columbia, em
Nova York. Em um universo
em que acadêmicos são tratados como estrelas, o anúncio da
escolha do Nobel de Economia
pegou muitos estudantes de
surpresa ao abrirem a página
inicial do site da universidade
com a notícia "Professor Edmund S. Phelps Wins 2006 Nobel Prize in Economics".
Apenas nove alunos estavam
inscritos em sua aula sobre
problemas econômicos no
mundo. O limite para a matéria
seria de cerca de 60 alunos. Estudantes da graduação, do mestrado e do doutorado de quase
todas as escolas da Columbia
podiam se matricular -as exceções são a Escola de Direito e,
curiosamente, a de Administração (o que inclui o MBA).
Como comparação, o professor Jeffrey Sachs, considerado
um dos economistas mais influentes do mundo, possui 95
estudantes em sua classe sobre
ecologia e desenvolvimento
sustentável. As aulas de Joseph
Stiglitz possuíam listas de espera com dezenas de estudantes
no semestre passado -ele não
está dando aulas neste. O historiador de Oriente Médio Rachid Khalidi teve que lecionar
em um auditório com capacidade para 200 alunos tamanha
era a procura para a sua matéria no semestre passado.
Phelps também ministra um
seminário (classes menores)
sobre teoria macroeconômica,
que tem dez alunos. A matéria é
obrigatória para estudantes
que querem se graduar em economia na universidade. O numero é considerado normal
(Khalidi tem 15 alunos em seu
seminário sobre a Palestina, e
Sachs possui 25 em seu seminário sobre desafios do desenvolvimento sustentável).
Após o anúncio do Nobel, diversos estudantes planejavam
assistir às aulas de Phelps como
ouvintes às terças e quintas-feiras, das 14h40 as 15h55 -o seminário de teoria macroeconômica não permite ouvintes.
No próximo semestre, o novo
Nobel de Economia passará a
ser uma das estrelas acadêmicas dos EUA, com possíveis
ofertas para se transferir para
outras universidades ou então
para permanecer em Columbia, onde leciona desde 1971.
Os professores de macroeconomia sempre fizeram questão
de explicar que a teoria de
Phelps foi concebida por um
professor que ainda circula pelos corredores da universidade.
Já os nove alunos estudantes
de seu curso neste semestre poderão dizer que um Nobel os
conhece pelo nome e que não
se inscreveram na matéria dele
apenas por causa do prêmio.
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