São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País quer atrair China, Rússia e Índia

DO ENVIADO ESPECIAL A DOHA

O governo brasileiro prepara ofensiva para fechar acordos com outros países fora do circuito convencional. Na linha de mira, diz o ministro Sergio Amaral (Desenvolvimento), estão México, Japão, Índia, China e Rússia.
Com o Japão, as negociações já começaram. Amaral esteve naquele país antes de seguir para Doha e negociou programa de promoção de exportações.
Os mexicanos foram convidados para reiniciar conversas, já que faz tempo que o Brasil tenta acordo comercial com o México.
Em março, no máximo, o ministro viaja para a Índia, levando empresários brasileiros, não só para discutir exportações, como investimentos naquele país.
Com a Rússia, o ministro quer aproveitar a viagem que o presidente Fernando Henrique Cardoso deve fazer em janeiro ao país.
Já no caso da China, Amaral festeja o aumento das exportações para o país, ainda que elas estejam em US$ 1 bilhão, não exatamente uma marca excepcional para aquele mercado. (CR)


Texto Anterior: Recessão põe na pobreza 15 milhões, diz Ricupero
Próximo Texto: Antiglobalização: Em SP, ativistas fazem "feijoada de protesto" contra guerra e OMC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.