São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATENTES


Ação dos EUA na OMC é para evitar adoção de lei por outros países, diz Serra
O ministro José Serra (Saúde) disse ontem que os EUA entraram com recurso contra o Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio) porque querem evitar que outros países adotem, em suas leis de propriedade intelectual, o mesmo dispositivo que tem a lei de patentes do país.
O dispositivo prevê o licenciamento compulsório de medicamentos caso o dono da patente não comece a produzi-los em, no máximo, três anos.
Segundo Serra, países como Argentina e Índia, que não têm legislação de propriedade intelectual, poderiam tomar a mesma medida que o Brasil. Para o ministro, o dispositivo não contraria a legislação da OMC.
Serra explicou a posição do Brasil ao embaixador americano no país, Anthony Stephen Harrington, e diz ter ouvido dele que a atitude do governo americano "não representa nenhum começo diferente" da administração Bush.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Agricultura: Política de retenção de estoques de café pode ser ampliada, afirma ministro
Próximo Texto: Tarifas: Energia deve subir 10% acima da inflação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.