São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2005

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Comércio de DVDs aumenta 80%

DA REPORTAGEM LOCAL

Foram 3 milhões de aparelhos de DVDs vendidos das fábricas para as lojas em 2004 -um volume superior à venda total da mercadoria nos anos de 2002 e 2003. O balanço anual de venda da mercadoria foi apresentado ontem pela Eletros, por meio de comunicado à imprensa.
O volume anual também se aproxima, mas não ultrapassa, o patamar de venda do produto desde que o eletrônico chegou ao comércio no Brasil, em 1997.
Calcula-se que, de 1997 a 2003, a quantidade total de unidades entregue ao varejo somou 3,6 milhões de aparelhos. Apenas em 2002 e 2003, foram pouco mais de 2,8 milhões de DVDs entregues pelas marcas.
Em termos percentuais, o volume vendido em 2004 foi 80% maior do que o apurado em 2003. Essa alta poderia ter acontecido por conta de uma base fraca de desempenho dois anos atrás. Porém, em 2003, a expansão já havia sido considerável: a elevação foi de 56% em comparação a 2002. Portanto, verifica-se uma alta em cima de outra alta.
Preços mais competitivos do aparelho, proliferação de marcas importadas mais populares e expansão na produção de fitas de DVD explicam esse resultado recorde em 2004.
Há DVDs com preço inicial a partir de R$ 286 -inferior ao praticado pelas lojas para o videocassete. Fabricantes como Britânia e as marcas própria de hipermercados lançaram os seus modelos. O preço médio do produto está em R$ 450. Com base nessa média, estima-se que o mercado brasileiro faturou R$ 1,3 bilhão com a venda do produto no país no ano passado.
Além disso, a Warner e a Disney, que são donas de 50% do mercado de fitas de DVD no mundo, aceleraram os lançamentos dos títulos no Brasil. Estima-se que, a cada mês, entre 10 e 15 novos filmes cheguem às principais lojas especializadas em aluguel no ramo.
Com a popularização, a questão da indústria deixou de ser apenas elevar a taxa de penetração do aparelho no mercado doméstico. Uma das discussões está em como aumentar a margem de lucro com a venda, já que a mercadoria se torna cada vez mais uma "commodity". Um dos caminhos é acelerar a venda dos gravadores de DVD, comercializados apenas pelas marcas que estão no topo do ranking do setor -Philips e Sony.
O preço de mercado está em R$ 1,9 mil, em média. Há cerca de dois anos, ele valia R$ 5 mil.
Há uma expectativa do mercado de que no ano de 2005 a venda do aparelho de DVDs atinja 4,5 milhões de unidades. Com isso, o parque instalado do produto no país somará mais de 11 milhões de aparelhos. É como se praticamente toda a população da região metropolitana de São Paulo tivesse um DVD. (AM)


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