São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ENERGIA 1


Petrobras e Vale fazem parceria para exploração de gás natural em Moçambique
A duas maiores empresas do Brasil, a Petrobras e a Vale do Rio Doce, firmaram uma parceria estratégica para explorar gás natural em Moçambique. As companhias realizam estudos geológicos e sísmicos para identificar o potencial de produzir gás no país africano. Ainda não há previsões sobre investimentos e volume de produção.
A idéia de explorar gás em Moçambique nasceu de conversas do governo local com a Vale, que desenvolve um projeto de carvão em Moatize, norte do país. Faltava à Vale a fonte de energia para suas atividades de exploração da mina de carvão e para futuros projetos, disse Roger Agnelli, presidente da mineradora. Foi daí que veio o interesse de contatar a Petrobras. Já são explorados dois campos de gás no sul do Moçambique e novas áreas terão licitação.
Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a parceria abre possibilidades de "complementaridade de investimentos", com a estatal brasileira desenvolvendo áreas de exploração e produção de gás e a Vale entrando como um consumidor local para as reservas que vierem a ser descobertas.
O primeiro passo deve ser dado pela Vale, que investirá US$ 1,5 bilhão na instalação de uma usina termelétrica a carvão na região de Moatize. A Vale é dona de uma reserva reserva de carvão de 2,4 bilhões de toneladas. Estima-se uma produção de 14 milhões de toneladas/ano.
(DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Entidades estudam processar BC por perda no Santos
Próximo Texto: Energia 2: Caraguatatuba vai processar gás natural
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.