São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veículos têm recorde de exportação em 2006

IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

As montadoras instaladas no país encerraram o ano de 2006 batendo recordes de produção e exportação de veículos, segundo dados divulgados ontem pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
A produção de veículos ficou levemente abaixo das expectativas, mas cresceu 3,1% sobre o ano anterior e somou 2,61 milhões de unidades. A Anfavea previa expansão de 4% na produção, para cerca de 2,63 milhões de veículos.
Já as exportações atingiram US$ 12,1 bilhões e ficaram dentro do previsto pela entidade. Em relação a 2005, as vendas externas cresceram 8,4%.
Do total das exportações em valores de 2006, 82,6% vieram do segmento de autoveículos e 17,4% do setor de máquinas agrícolas.
Em unidades, entretanto, houve queda de 5,8% nos embarques de veículos, para 844,7 mil unidades -contra 897,1 mil em 2005.
Um dos fatores que influenciaram a queda das vendas externas foi a desvalorização do dólar em relação ao real, o que reduziu a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Por outro lado, o aumento do preço dos automóveis elevou as receitas de exportações.
No início deste mês, a Anfavea já havia divulgado que as vendas de automóveis no mercado doméstico também chegaram perto do recorde no ano passado.
No acumulado de janeiro a dezembro de 2006, a comercialização de carros novos no país totalizou 1,928 milhão de unidades, o que significa uma alta de 12,4% na comparação com 2005 e se aproxima bastante do recorde atual, batido em 1997, quando foram vendidos 1,93 milhão de veículos.
O resultado das vendas superou as últimas estimativas da Anfavea para o ano, que apontavam a comercialização de 1,91 milhão de veículos novos no país.

Marcas
Pelo segundo ano, a Fiat ocupou a liderança nas vendas de veículos utilitários e comerciais leves.
Segundo informações da Anfavea, foram licenciados no ano passado pouco mais de 465 mil veículos da Fiat. Em seguida, vêm GM, Volkswagen e Ford.
Para 2007, a Anfavea prevê que o mercado interno registrará vendas de 2,06 milhões de veículos, superando o recorde de 1997. O resultado será uma alta de 7,7% sobre 2006.
A produção deverá ter um aumento de 3,8%, alcançando 2,73 milhões de veículos. Já as exportações, em termos de valores, deverão repetir o resultado do último ano.


Texto Anterior: Indústria de SP recua 1% em novembro
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Correção e emergentes incorretos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.