São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pressão da inflação faz BCs da Europa manter taxas de juros

DA FOLHA ONLINE

Mesmo diante de sinais de desaquecimento na economia da região, bancos centrais da Europa mantiveram ontem inalteradas suas taxas de juros devido às pressões inflacionárias na zona do euro.
O BCE (Banco Central Europeu) deixou a taxa em 4% ao ano. O Banco da Inglaterra (BC britânico), em 5,5%.
A inflação na zona do euro chegou a 3,1% ao ano em dezembro, muito acima do teto de 2% permitido pelo BCE. No Reino Unido, está em 2,1%, e permanecem os temores puxados por alimentos e energia.
A expectativa dos analistas era por um corte nos juros, a fim de combater os efeitos da crise de crédito, iniciada nos EUA, que afeta os mercados financeiros globais. Os bancos vêm restringindo a concessão de crédito, e, com isso, os gastos dos consumidores se contêm.
No caso do Reino Unido, Howard Archer, economista da Global Insight, disse à agência de notícias Associated Press suspeitar "que a votação para deixar a taxa inalterada foi extremamente apertada".
Para ele, é muito provável que o Banco da Inglaterra corte os juros em 0,25 ponto percentual em fevereiro, com indicações de que a economia britânica esteja fraquejando.


Texto Anterior: Crédito: Bofa pode comprar Countrywide, afirma jornal
Próximo Texto: Crise: Citi e Merrill Lynch devem receber nova injeção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.