UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Pesquisa aponta despreparo e baixo empenho na hora de procurar vaga

Falta esforço a desempregado, diz Catho

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os desempregados estão despreparados para buscar uma nova vaga, dedicam poucas horas semanais à procura de um emprego e investem de forma tímida em oportunidades que podem resultar em sua recolocação no mercado -como enviar cartas a empresas ou contatar ex-chefes.
Os resultados fazem parte de pesquisa feita em janeiro pelo grupo Catho, com 13.616 profissionais. Um terço deles informou estar sem emprego havia mais de 12 meses. Antes da demissão, 25% eram profissionais especializados (engenheiros, analistas etc.), 24% tinham cargos operacionais e 18,5% eram supervisores.
"Faltam mais esforço, empenho e metodologia na hora de procurar emprego", diz Thomas Case, presidente do grupo, ao destacar, por exemplo, que mais da metade dos entrevistados (52%) informou que passa menos de 15 horas semanais procurando uma vaga. "Apenas 5,2% dispensam mais de 60 horas atrás de uma chance."
O estudo mostra que 85% dos desempregados não preparam relatórios que destacam suas realizações profissionais para usar na entrevista de emprego, só quatro em cada dez desempregados enviam cartas às empresas oferecendo seus serviços e 22,8% procuram a ajuda de antigos empregadores. Dos que enviaram cartas, 78,5% mandaram menos de cem cartas, quando o retorno é em torno de 1%. "O ideal é enviar pelo menos mil e se preparar para a entrevista. Só 18%, por exemplo, já treinaram fazendo simulados."


Texto Anterior: Gasolina: Postos condenam lista de adulteração
Próximo Texto: Luís Nassif: Excluídos com RG
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.