UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

SDE sugere ao Cade condenar siderúrgicas por suposta formação de cartel
A SDE (Secretaria de Direito Econômico) sugeriu ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em parecer preliminar, a condenação das empresas Gerdau, Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira e Barra Mansa por suposta formação de cartel no mercado de vergalhões de aço.
De acordo com a SDE, as empresas são acusadas de fixar preços em conjunto e dividir mercados, o que acaba elevando os preços.
Na avaliação da secretaria, o setor mais afetado pela conduta foi o da construção civil, pois o vergalhão de aço é um insumo básico usado pelas construtoras.
O parecer da SDE inclui um depoimento que comprova a realização de uma reunião para discutir a combinação de preços e a divisão do mercado realizada em Belo Horizonte, em 1999.
As empresas têm dez dias para apresentar sua defesa. Depois disso, será fechado um parecer definitivo sobre o caso, que então será remetido ao Cade. A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômica), do Ministério da Fazenda, já emitiu parecer em que também recomenda a condenação.
A Folha não conseguiu entrar em contato com as empresas para comentar o parecer da SDE. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Comércio: Reino Unido tem maior déficit em 305 anos
Próximo Texto: Crise no ar
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.