São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Eles pedem mais concursos públicos e reajuste salarial

Técnicos e auditores da Receita ameaçam entrar em greve em abril

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Auditores e técnicos da Receita Federal prometem entrar em greve por tempo indeterminado ou fazer paralisações temporárias a partir de 1º de abril, o que, além de dificultar o trabalho de fiscalização, poderá atrasar a entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano e as restituições.
Ontem, técnicos da Receita fizeram manifestação em frente ao prédio do Ministério da Fazenda como parte de uma paralisação de 24 horas. Os auditores realizaram assembléias em todo o país.
O presidente do SindiReceita (Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal), Reynaldo Puggi, disse que a categoria quer, entre outras coisas, a realização de mais concursos públicos e um reajuste salarial que eleve os seus salários ao mesmo nível dos da Polícia Federal. O piso de um técnico é de R$ 2.400; na PF, é de R$ 4.200. O SindiReceita não é filiado a nenhuma central sindical.
Em São Paulo, 1.700 técnicos da Receita pararam e cerca de 6.000 pessoas deixaram de ser atendidas em serviços de emissão de CNPJs e CPFs, além de ter sido prejudicada a fiscalização de mercadorias e bagagens em portos e aeroportos.
Puggi explicou que o trabalho na declaração do IR deve ser prejudicado com uma greve por causa dos plantões para esclarecer dúvidas dos contribuintes e do processamento da declaração.
Ele estima que mais de 90% da categoria tenha parado ontem. A assessoria do secretário da Receita, Jorge Rachid, informou que não seriam feitos comentários.
Os procuradores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também paralisaram suas atividades nos últimos dois dias para alertar o governo sobre a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações estão a melhoria das condições de trabalho e a equiparação salarial com o Ministério Público Federal.


Texto Anterior: Gol mantém o 3º lugar no ranking doméstico
Próximo Texto: Medicina de grupo: MP dos planos de saúde é aprovada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.