São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

LIVRE COMÉRCIO

México e Japão devem fechar acordo bilateral

DA REDAÇÃO

O México e o Japão chegaram finalmente a um acordo para a assinatura de um tratado de livre comércio. A negociação, que se arrastava havia vários meses, só se tornou viável depois de o governo japonês ter feito, pela primeira vez, concessões no setor agrícola.
Se o acordo for realmente concretizado, será o segundo do tipo para o Japão. O país tem hoje apenas um acordo de livre comércio, com Cingapura, em que não foram inclusos temas agrícolas.
O México, por outro lado, já dispõe de 11 tratados de livre comércio, cobrindo um total de 32 países (na Ásia, apenas a Coréia do Sul). De acordo com o governo mexicano, incluindo o Japão, os acordos do país cobrirão dois terços da economia mundial.
Segundo os negociadores de ambos os países, o acordo poderá ser assinado até junho.
"O aspecto mais importante é que esse acordo vai abrir vários setores pela primeira vez, tanto industriais como agrícolas", disse Takayuki Sumita, diretor para livre comércio do Japão. "É a primeira experiência do tipo na história japonesa."


Texto Anterior: Imprevidência: Aposentados ficam sem proposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.